Para o chefe do Executivo, medida dará ao município condições de igualdade para atrair novas empresas e gerar empregos

Começou na noite desta quinta-feira, a 21ª Flumisul (Feira de Negócios do Sul Fluminense). O prefeito Rodrigo Drable, abriu as portas do maior evento multissetorial da região, que será realizado até o dia 1º de setembro, no Parque da Cidade, no Centro de Barra Mansa. A cerimônia reuniu o deputado federal Luiz Antônio Correa, o secretário Estadual de Turismo, Cristiano Nogueira, o subsecretário Estadual de Desenvolvimento, Felipe de Abreu, o secretário municipal de Desenvolvimento Econômico, Tecnologia e Inovação, Agnaldo Raymundo, a presidente do Instituto Cultural Clécio Penedo, Antonieta Penedo, o vereador Wellington Pires, representado à Câmara Legislativa do município, além de representantes das entidades parceiras do evento: Sebrae, Firjan, CDL-BM, Aciap-BM, Sicomércio, Sesc, Senac, Sindpass e Codec e secretários da administração municipal.

Durante a solenidade, Rodrigo Drable, anunciou que após mais de uma década, Barra Mansa foi incluída na lei estadual 4.533/05, popularmente conhecida como Lei Rosinha, de concessão de benefícios fiscais. “Por intermédio do deputado estadual Marcelo Cabeleireiro, Barra Mansa conseguiu junto ao governador Wilson Witzel condições de igualdade para disputar a atração de novas empresas e consequentemente, a geração de novos empregos. Por muito tempo sofremos com essa discrepância fiscal”, declarou o prefeito.

O chefe do Executivo também agradeceu aos esforços das entidades parceiras na realização da Feira de Negócios e revelou que o investimento feito com recursos dos cofres públicos na realização da Flumisul foi zero. “Se estamos realizando um evento que ajuda a promover o intercâmbio entre as empresas e estimular o desenvolvimento regional, é fundamental que fomentemos um modelo de sustentabilidade da Feira. Em gestões passadas, os gastos do município com a Flumisul chegaram a atingir R$ 400 mil. Quero agradecer muito a todos os parceiros e reafirmar que a Flumisul é motivo de orgulho para a nossa cidade. Parabéns especial aos integrantes da Banda Sinfônica, do Projeto Música nas Escolas, que abrilhantou a abertura do evento”.

O secretário de Desenvolvimento, Agnaldo Raymundo, divulgou os dados do Caged (Cadastro Geral dos Empregados e Desempregados), do Ministério do Trabalho e Emprego. “Pelo segundo ano consecutivo Barra Mansa tem saldo positivo na geração de empregos. Isso mostra que o município está no caminho certo. Neste momento, também quero agradecer ao empenho e envolvimento das pessoas e entidades que ajudaram na realização da 21ª Flumisul, a terceira edição realizada nesta gestão, e que vai possibilitar uma grande viagem histórica, cultural e de negócios, através dos estandes do Vale do Café, artesanato, de mostra de serviços e produtos, entre outros”, salientou.

O subsecretário Estadual de Desenvolvimento, Felipe Castro, corroborou com as afirmações de Agnaldo Raymundo. “O Estado do Rio de Janeiro começa a reagir economicamente. A magnitude da Flumisul, com a expectativa de negócios da ordem de R$ 31 milhões, certamente será um vetor para auxiliar no desenvolvimento da economia. Vamos fazer o Estado do Rio de Janeiro Grande de novo”, ressaltou.

Com expectativa de receber 50 mil pessoas, a Flumisul tem espaços voltados para os segmentos do comércio, indústria, prestação de serviços, turismo, gastronomia, festa, cultura, entretenimento, universidade, informática e transporte, além de representações institucionais do município e do Sistema S, que engloba o Senai (Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial), Sesi (Serviço Social da Indústria), Sesc (Serviço Social do Comércio) e o Sebrae (Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas). Espaço kids, feirão de móveis e de  decoração,  moda outlet, shows musicais, desfile de noivas e ação social, com cortes de cabelo, design de sobrancelhas e massagem corporal também integram a programação da Feira de Negócios.

Na área de alimentação, destaque para a gastronomia da cozinha italiana, mexicana e as comidas de boteco, além de carnes especiais, frango, crep, food trucks e cervejas artesanais.

Com uma programação bastante atrativa ao mundo dos negócios, a Flumisul tem palestras variadas abordando desde os avanços da indústria 4.0 até as mudanças na CLT promovidas pela reforma trabalhista. Ao todo serão oferecidas 100 vagas por cada palestra. As inscrições são gratuitas e efetuadas na hora. Ainda no roll de palestras, o IGA (Instituto Gastronômico das Américas) vai oferecer gratuitamente ao público aulas de gastronomia. As inscrições também serão efetuadas na hora, porém com menor número de vagas.

A Feira de Negócios do Sul Fluminense é uma realização da Prefeitura de Barra Mansa e do Instituto Cultural Clécio Penedo.

30/08 – Sexta-feira

13h- Sessão de Negócios: Meios de pagamento e novas tecnologias – Empresas: Cielo/Rede/Getnet/Stone/ Sipag (Espaço Sebrae do Conhecimento)

18h- Instagram tá na moda (Estande do Senac-RJ)

18 às 21h- DJ Rapha Gracêz (Espaço Gastronomia e Entretenimento)