Dia dedicado a elas foi celebrado com ‘aulão de zumba’, feira de artesanato, orientações e serviços de saúde e outras atividades em vários pontos da cidade

O Dia Internacional da Mulher, celebrado nesta terça-feira, 08 de março, foi de muitas homenagens em Barra Mansa. A vice-prefeita Fátima Lima participou de diversas atividades. O primeiro evento aconteceu na Praça da Matriz, no Centro, com a abertura da Feira de Artesanato, ‘aulão’ de zumba, orientações e serviços de saúde, doação de mudas, atendimento do Serviço Autônomo de Água e Esgoto (Saae), apresentação do trabalho desenvolvido pela coleta seletiva e ação da Fundação Cultura. Outras ações aconteceram na Clínica da Família da Vista Alegre, em unidades de saúde dos bairros e no Hospital da Mulher as pacientes participaram de palestra da Patrulha da Mulher.

E as atividades não ficarão restritas ao dia 8 de março; durante todo o mês a prefeitura, através de suas secretarias, vai realizar uma série de palestras, debates, serviços e demais homenagens.

“Essa é uma data muito especial, que deve ser sempre celebrada. Mas a nossa valorização não deve ser apenas reconhecida no dia 8 de março. Somos mulheres, fortes, e ninguém pode nos parar. Temos que seguir em frente, mesmo diante de qualquer adversidade, sempre de cabeça erguida”, disse a vice-prefeita Fátima Lima.

A moradora do bairro Cotiara, Maria Aparecida dos Santos, de 82 anos, disse que a felicidade do dia é dupla, pois completa mais um ano de vida em uma data muito especial. “Eu estou feliz em dobro, pois hoje é meu aniversário. É muito bom chegar nesta idade com saúde e poder estar aqui participando desta atividade, que já pratico no meu bairro, rodeada de amigas que são mulheres fortes”, afirmou.

Também moradora do Cotiara, Clemilda Silva, de 69 anos, elogiou o evento e agradeceu a atenção para com o público feminino. “Essa atividade aqui na praça foi maravilhosa. Esses eventos, principalmente os que nos valorizam, são muito importantes. Por mim teria sempre e eu estaria em todos”, disse.

Valorização do artesanato local

Um dos destaques da ação na Praça da Matriz, a Feira de Artesanato reuniu nesta edição especial representantes dos coletivos: Borogodó, Girassóis, Vivendo de Arte, Cia. do Artesanato, Café com Arte, Feira da Preguiça e Feira Criativa.

“A Economia Criativa está em alta. Com o avanço da vacina contra a Covid-19, nossos artesãos estão retomando suas atividades, emprego, qualificação e renda. Recentemente tivemos a conclusão da primeira turma de inglês direcionada especificamente para os nossos artesãos. Uma ação pioneira no Estado. Neste Dia Internacional da Mulher quero render todas as homenagens a estas mulheres fortes, lutadoras e capazes; mulheres que inspiram outras mulheres”, destacou Bhella Santos, coordenadora de Artesanato do município e gerente de Turismo da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Tecnologia e Inovação.

Como parte do coletivo Borogodó, a artesã Luciana Lopes, destacou a força das mulheres, principalmente na sua atuação nos eventos de valorização ao artesanato. “As feiras são uma excelente oportunidade de expressar a criatividade que já está inserida no DNA da mulher”, destacou.

Projeto ‘Pegue e Leve’

A Fundação Cultura também esteve presente com o projeto ‘Pegue e Leve’, levando à Praça da Matriz um número maior de livros para serem disponibilizados. “Para esta edição especial nós trouxemos mais do que estamos acostumados, por se tratar de um local com maior fluxo de pessoas. Também estamos com uma seleção de livros dedicados à temática da mulher”, destacou a gerente de Bibliotecas e Formação, Graziela Lorena.

Saúde da mulher

Outro destaque da programação foi a atividade realizada nos postos de saúde do município. No bairro Vista Alegre, as usuárias da Clínica da Família Amilta Pedroso Marins também participaram de um ‘aulão’ de zumba, que é oferecido gratuitamente na quadra poliesportiva do bairro. O Núcleo de Apoio à Saúde da Família (NASF) também promoveu diversas atividades, como orientações sobre hortaliças e ervas medicinais, além de consultas médicas.

“Hoje estamos com uma programação especial para a promoção da saúde da mulher e o incentivo ao auto-cuidado. Estamos também dando várias orientações no que engloba o universo feminino, como por exemplo, alertas sobre a violência contra elas”, destacou a enfermeira chefe da unidade, Eliane Débora.

A clínica recebeu também a visita da vice-prefeita Fátima Lima e do vereador Vicente de Paula Ferreira Júnior, o Pissula.