Trabalhos do Saae-BM e DER deram fim ao histórico de alagamentos registrados durante o período chuvoso, que chegavam a causar interdição da RJ-155

A Prefeitura de Barra Mansa, através do Saae (Serviço Autônomo de Água e Esgoto), concluiu as obras de drenagem no Córrego da Rua Dez, no bairro Santa Clara. Após cerca de um mês de serviços, a finalidade de dar fim ao histórico de alagamentos registrados durante o período chuvoso foi alcançada. As chuvas que atingiram a cidade entre o final do ano passado e início de 2022 não causaram inundações no local, que antes disso chegavam a interditar a RJ-155 (Rodovia Saturnino Braga) e gerar transtornos aos moradores. O DER (Departamento de Estradas de Rodagem) ajudou nas obras executadas por equipes do governo municipal. Moradores comemoram as ações.

“Antes represava muita água neste lugar, que tem carro de um lado, carro do outro; não tinha vazão para a água. Com essas manilhas, que são bem maiores, com certeza vai parar de represar a água e melhorar a vida do povo que mora aqui”, disse o morador Antônio Reis dos Santos.

Residente na Rua Dez há mais de quatro décadas, Maria das Graças de Souza, de 72 anos, lembrou que a obra sempre foi muito aguardada pelos moradores. “Moro aqui desde que a água deste córrego era limpa e dava pra gente pescar. Com o aumento das casas em volta e também de outros bairros acima do Santa Clara, os alagamentos se tornaram constantes. Fico muito feliz por estes reparos que a gente tanto esperou”.

Também moradora do local, Jucilene Freitas Silva, de 41 anos, disse que já ficou ilhada em casa por causa dos constantes alagamentos durante o período chuvoso. “Foram muitos transtornos. Quando a Rua Dez alagava, tinha que dar a volta no bairro Goiabal para poder pegar o ônibus e ir trabalhar, no Centro. Fora as vezes que a gente não conseguia sair. Acredito que agora as coisas vão melhorar bastante”.

O gerente de Manutenção de Esgoto do Saae-BM, Luiz Feliciano Labatut, explicou quais intervenções foram realizadas no local. “Equipes do setor de drenagem do Saae realizaram o prolongamento da rede de águas pluviais do córrego. Já existiam duas, que totalizavam 3 metros. Uma terceira rede de 1,5m foi construída, sendo utilizados 50m de tubos de concreto com diâmetro de 1,5m. Para proteger e dar total segurança à estrutura, também fizemos um muro de 17m de comprimento, 5m de altura e 1,20m de largura, em conjunto com uma calçada de 25m x 1,20m”.

Barragem

O prefeito Rodrigo Drable comemorou a conclusão dos trabalhos realizados através da parceria com o DER e adiantou que busca a construção de uma barragem no Rio Barra Mansa. “Essa passagem debaixo da pista (RJ-155), para encontrar com o Rio Barra Mansa, vivia sendo obstruída e agora conseguimos solucionar este problema. Tenho certeza que junto ao serviço que estamos planejando para o rio, que é a construção de uma barragem, projetada e aguardando apoio do governo estadual para execução, conseguiremos acabar definitivamente com os alagamentos na cidade”, destacou o prefeito.

Fotos: Felipe Vieira