Prefeitura de Barra Mansa segue melhorando iluminação pública, ampliando visibilidade nas ruas e maior segurança a pedestres e motoristasA Prefeitura de Barra Mansa, por meio da Secretaria de Manutenção Urbana, está realizando a instalação de lâmpadas de LED por toda a cidade. Nesta terça e quarta-feira, dias 11 e 12, o serviço acontece na Vila Maria, onde postes das Ruas Olavo Marassi e Afonsina de Oliveira Rangel recebem a nova iluminação. Para os moradores, a substituição das antigas lâmpadas de vapor de sódio proporciona maior visibilidade e segurança, auxiliando pedestres e motoristas que trafegam pela localidade. Outras vias do bairro já foram contempladas.“Fui à casa da minha mãe e fiquei até surpreso com a iluminação. A rua dela (Antônio Graciano da Rocha) era escura e agora dá pra gente enxergar bem melhor. Fiquei impressionado! Valoriza até o imóvel da gente. Minha irmã também tem um ponto comercial na Rua Olavo Marassi e ajuda com a segurança, atrai os clientes. Agora posso até deixar o carro na rua e ficar mais tranquilo”, disse Carlos Alberto Rodrigues.Morador do bairro há 52 anos e dono de uma loja de material de construção na Rua Olavo Marassi há 40, Vicente Rodrigues destacou a segurança, beleza, mas também a economia que as lâmpadas de LED proporcionam.“Essa iluminação que a Prefeitura está colocando com certeza vai ficar mais bonita e clarear mais. Em casa é assim: quando tiramos as lâmpadas incandescentes e colocamos as de LED já fica uma beleza, fora a economia na conta de luz. Então, agora, na rua, será a mesma coisa. Fora a segurança para as pessoas transitarem pelas ruas. Tudo o que ajuda na segurança é bem-vindo”, disse Vicente.Quem também aprovou a mudança foi a moradora Fabiana Alessio de Paula, mãe do pequeno Carlos Gael, de 4 anos. “As ruas ficaram bem mais claras. Com certeza me sinto mais segura. Dá até para levar meu filho à pracinha da Rua Treze de Maio com mais tranquilidade. Lá também instalaram as lâmpadas de LED”, disse Fabiana.O vereador Marquinho Pitombeira, que também é morador do bairro, agradeceu ao prefeito Rodrigo Drable e ao secretário de Manutenção Urbana, José Luiz Vaneli (o Leiteiro), pelo trabalho.“Estamos acompanhando a implantação das novas lâmpadas, um sistema mais moderno e econômico. Essas de LED têm maior durabilidade, até 10 vezes mais que as ‘amarelas’, gerando economia aos cofres públicos. Também proporcionarão maior luminosidade e promoverão uma maior sensação de segurança aos moradores”, destacou o vereador.MIL LÂMPADAS EM JANEIRODesde o primeiro dia útil de 2022, a Secretaria Municipal de Manutenção Urbana está realizando a troca das tradicionais lâmpadas de vapor de sódio pelas de LED. A expectativa é de que até o fim de janeiro, 1.000 lâmpadas sejam substituídas e até o fim do ano, 16.000.Neste mês a Rodovia Sérgio Braga, na altura do bairro Barbará, já recebeu o serviço, assim como ruas da Vila Independência. A Avenida Presidente Kennedy, no Ano Bom, será a próxima a receber novas luminárias.“Nossa expectativa é de que mil lâmpadas de LED sejam instaladas somente neste mês de janeiro, mas podemos ter problemas no cronograma devido às chuvas e nessas condições climáticas as nossas equipes não podem trabalhar”, destacou o secretário de Manutenção Urbana.Segundo o planejamento da Secretaria, até o fim de 2022 a expectativa é que todas as lâmpadas da cidade sejam substituídas. “Seguindo uma determinação do prefeito Rodrigo Drable, nosso cronograma prevê a troca de toda a iluminação pública, que somam mais de 16 mil pontos”, concluiu Leiteiro.

FOTO: Chico de Assis