Palestras e discussões sobre o tema ocorrem nos Centros de Referência de Assistência Social, Centro Pop, Lar Acolhedor e Abrigo Municipal

Assim como ocorre em todos os anos, a Secretaria Municipal de Assistência Social e Direitos Humanos de Barra Mansa (SMASDH) desenvolve atividades durante o mês de março, em alusão ao Dia Internacional da Mulher, comemorado nesta terça-feira, 8. Nesta edição, a Gerência de Proteção Social Especial promove debates sobre as propostas do Plano Municipal de Enfrentamento à Violência Contra a Mulher e rodas de conversas sobre o tema. As atividades vão acontecer durante todo o mês nos Centros de Referência da Assistência Social (CRAS), Centro Pop, Lar Acolhedor e no Abrigo Municipal Mário Pinguilin.

De acordo com o gerente de proteção social especial, Alexandre Martins, apesar de haver o Dia Internacional pela Eliminação da Violência contra a Mulher, trazer o assunto para o debate durante o dia/mês delas é importante devido aos dados estatísticos. “Estamos vivendo um período de dificuldades e muitas mulheres ainda não têm conhecimento sobre as diversas formas de violência que elas podem sofrer. Nestes últimos anos que passamos de enfrentamento à Covid-19 tivemos momentos mais críticos de isolamento social, o que levou a um registro maior de violência de gênero no CREAS (Centro de Referência Especializado de Assistência Social)”, revelou o gerente.

Alexandre ressalta também o fato de muitas mulheres estarem nesta situação de vulnerabilidade e não saberem que o que sofrem se trata de violência. “A mulher não é agredida apenas fisicamente. A violência ocorre de outras formas, como psicológica, moral, sexual e patrimonial. Muitas podem estar passando por essas agressões sem saber, então, nossas conversas são neste sentido: de alertar e levar mais informações a elas”, esclareceu.

Palestras para os homens

Além das rodas de conversas para informar e alertar as mulheres, os homens também vão participar das ações alusivas ao mês da mulher com o intuito de serem conscientizados sobre o assunto.

“Não podemos só falar para as mulheres, esse é um tema que os homens precisam estar inseridos. Teremos essas ações, que serão homens falando para homens, no sentido de questionar os valores machistas que fazem com que a violência perpetue”, explicou Alexandre que ainda acrescentou que o Lar acolhedor também terá ações.

“Para as crianças e os jovens as rodas de conversas vão abordar o tema em uma linguagem adaptada, acompanhados por equipe especializada, para que a informação seja passada de forma clara e de acordo com cada idade”, esclareceu.

Segundo a gerente de Proteção Social Básica, Cátia Batista, os CRAS foram escolhidos para participar das rodas de conversas e debates por conta do trabalho que já desenvolvem.

“Os Centros de Referência estão em território de vulnerabilidade e lá nós já trabalhamos com diversos grupos, trazer este tema é importante para alertar e mostrar para muitas delas que aquilo que possivelmente algumas passam é uma violência”, disse.

Plano Municipal de Enfrentamento à Violência

As mulheres atendidas nos CRAS, que participarem das atividades, também poderão colaborar no desenvolvimento do Plano Municipal de Enfrentamento à Violência Contra a Mulher. “Estamos mais uma vez aproveitando a data para reforçar e enfatizar os pontos do quadro social que vivemos. Uma das ações que teremos durante todo o mês será o debate das propostas do plano municipal, que serão apresentados às mulheres atendidas. O plano tem o objetivo de estabelecer uma ação conjunta de diversos setores de Barra Mansa, como poder público e sociedade civil”, concluiu Cátia.

Programação do Mês da Mulher:

– Debate sobre as propostas do Plano Municipal de Enfrentamento à Violência Contra a Mulher

Dia 09/03, às 9h, no CRAS Ano Bom;

Dia 16/03, às 9h, no CRAS Morada Verde.

– Roda de conversa com mulheres: “Violência contra a mulher”

Dia 15/03, às 14h, no CRAS Paraíso;

Dia 23/03, às 10h, no Centro Pop;

Dia 24/03, às 9h, no CRAS São Pedro;

Dia 29/03, às 14h30, no CRAS Vila Natal;

Dia 30/03, às 9h, no CRAS Vila Coringa.

– Roda de conversa com homens: “Violência contra a mulher”

Dia 22/03, às 10h, no Centro Pop;

Dia 24/03, às 14h, no Abrigo Municipal Mário Pinguilin.