Gestor já atuava no Governo Municipal e acumula vasta experiência na área

Na manhã desta segunda-feira (15), o prefeito Rodrigo Drable anunciou oficialmente o novo secretário de Educação de Barra Mansa. Desde o dia 04 deste mês, Marcus Vinicius Pires de Barros responde pela Pasta. O servidor substituirá Fernando Vitorino, que se afasta do cargo para postular a vaga de vice-prefeito, onde é necessário a descompatibilização da função quatro meses antes do pleito.

Outra novidade foi a chegada de mais dois profissionais para dar suporte na Subsecretaria de Educação. São eles: Silvio Daniel Gomes e Ângela Millen Penedo.

Marcus Barros já ocupou o cargo de secretário de Governo, de Manutenção Urbana e nos últimos tempos atuava na Subsecretaria de Educação. No Governo do Estado do Rio de Janeiro, foi superintendente da Secretaria de Estado de Educação (Seeduc), cuidando da gestão administrativa de aproximadamente 1.300 escolas.

Drable aproveitou a oportunidade para destacar o trabalho do novo secretário. “Eu tenho o prazer de receber o Marcus Vinícius como o novo secretário, que é uma pessoa que, assim como Fernando, tem uma história de vida, de dedicação à Educação. O Marcus está no governo há algum e tempo e tem demonstrado uma capacidade imensa de resolutividade, de gestão por onde tem passado. Ele tem colaborado em vários setores da prefeitura e agora ele aceitou o convite de assumir a Educação”.

O novo secretário explica que já vem utilizando a experiência adquirida no governo estadual para traçar os obstáculos e definir a melhor estratégia, assim como dar continuidade aos projetos na rede de ensino de Barra Mansa. “Já estamos desenvolvendo um diagnóstico detalhado da rede, um conceito com o qual trabalhei na esfera estadual, administrando a operação de aproximadamente 1.300 escolas e que está sendo aplicado agora nas 68 unidades do município. Vamos continuar os projetos que já haviam sido desenvolvidos pelo Fernando Vitorino e que trouxeram muitos resultados para a rede. Estamos trocando o mobiliário escolar, instalando 16 laboratórios de ciências, arrumando tudo para quando as aulas voltarem”.

Graduado em Educação Física pela UniFOA, Marcus Barros tem MBA Executivo Internacional em Gerenciamento de Projetos pela Fundação Getúlio Vargas (FGV), MBA em Estratégia Industrial e Gestão de Negócios pela Universidade Federal Fluminense (UFF), Pós-graduação em Gestão Pública Municipal pela Universidade de Vassouras (USS) e Gestão Pública pela Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF).

Marcus é funcionário público da Secretaria de Educação do Estado do Rio de Janeiro há 26 anos e atuou como professor, diretor adjunto, diretor geral de unidade escolar, diretor administrativo da Regional Baixadas Litorâneas e, posteriormente, como superintendente de Gestão das Regionais Administrativas. Funcionário público da Prefeitura Municipal de Barra Mansa há 20 anos, atuou como professor, diretor adjunto de Unidade Escolar e coordenador de Esportes da Secretaria Municipal de Juventude, Esporte e Lazer.

Durante a apresentação, Rodrigo Drable apontou o bom desempenho da secretaria. “A Educação tem feito grandes avanços, fazendo o seu melhor constantemente, projetando um futuro melhor do que o passado foi. Tenho orgulho de nós avançarmos com a diferença que nós fizemos. Se hoje as crianças têm uniforme de qualidade, colégios em horário integral, pagando menos merenda do que se pagava antes, é porque a gente trabalhou de forma honesta. O que a gente pôde fazer, não foi mágica, foi acabando com as irregularidades que existiam ”.

Saída de Fernando Vitorino

O ex-secretário de Educação de Barra Mansa, Fernando Vitorino, explicou o motivo de sua exoneração e avaliou os nove meses à frente da gestão como uma significativa experiência profissional e pessoal. “O motivo de minha saída é a eleição municipal de 2020. Durante esse período como secretário, pude participar e conduzir um trabalho significativo para a educação de Barra Mansa. Agradeço o apoio e o carinho que, sem dúvidas, continuarei precisando nesta próxima etapa da minha vida. Vou continuar caminhando lado a lado com o Executivo, pois acredito no governo atual e que ainda vamos conquistar muitas coisas para o município”, completou Vitorino.

Drable parabenizou o profissional pelo excelente trabalho. “Agradeço ao Fernando pelo período em que ele esteve à frente da Secretaria de Educação. É uma pessoa que tem uma história de dedicação a cidade, principalmente na área do saber. Ele já deixou legado por tudo que ele fez para a nossa cidade”.