A imunização só é realizada mediante autorização por escrito de pais ou responsáveis. Ação já aconteceu em oito unidades de ensino da cidade

A Prefeitura de Barra Mansa, através das Secretarias de Educação e Saúde, promoveu mais uma etapa de busca ativa e vacinação pediátrica contra Covid-19 nas unidades de ensino do município, que possuem alunos entre 05 e 11 anos de idade. Nesta quinta-feira, dia 31, a equipe de imunização esteve no Núcleo Infantil Eny do Nascimento Mariano, no bairro Boa Vista; e na Escola Estadual Municipalizada Santa Rita, no Santa Rita da Dutra. A ação já aconteceu em oito unidades de ensino da cidade, quatro já estão agendadas e reuniões sobre a iniciativa já foram realizadas em 30.

Quem se mostrou muito corajoso com a vacinação desta quinta-feira, 31, foi o Kaio Lucas de Assis de Sá, de 06 anos. “Estou muito feliz, doeu só um pouquinho e agora eu estou vacinado contra esse vírus que está atrapalhando a nossa cidade”, disse o estudante do Núcleo Infantil.

Quem decidiu acompanhar a imunização na unidade de ensino foi Jéssica de Oliveira Silva, mãe do pequeno Daviam Barbosa, de 05 anos. “Ele tem bronquite asmática e fiquei com medo de alguma reação. Por isso, decidi acompanhar. Sei da importância dessa vacina e lá em casa já estamos todos vacinados, só faltava ele. Não adianta apenas os adultos se protegerem, temos que olhar para as nossas crianças também”, disse Jéssica.

A diretora da Escola Estadual Municipalizada Santa Rita, Roselene Lourenço Manoel, destacou a resposta positiva dos pais. “Além da reunião que fizemos, estamos realizando a busca ativa através do telefone. Nós temos alunos do Pré ao 5° Ano; são cerca de 150 na faixa etária de 04 a 12 anos e alguns já tomaram a primeira dose. Podemos dizer que cerca de 80% da nossa escola estará imunizada, lembrando que todos os nossos colaboradores estão com o esquema de vacinação completo”, destacou Roselene, acrescentando que a maior preocupação dos pais era com relação à reação do imunizante.

“Pais ou responsáveis chegam com dúvidas sobre a reação, mas após serem esclarecidos pela unidade escolar e por equipes da Saúde, não estão deixando de autorizar”, revelou a diretora.

Mãe da aluna Emanuelly Couto Freitas, de oito anos, Rafaela Garcia Couto falou da orientação que recebeu na escola. “Eles fizeram uma reunião e nos explicaram como seria. Tenho cinco filhos e quatro, que têm idade, já estão sendo vacinados. Esse é um momento muito importante”, destacou.

Autorização

A responsável pela equipe de enfrentamento à Covid-19 da Secretaria de Saúde, Yasmim Rio Verde Amaral, reforçou que a vacinação é feita apenas com a autorização dos pais ou responsáveis. “Nosso objetivo é conscientizar os pais e responsáveis da imunização das crianças, para continuarmos tendo o maior controle da pandemia. Inicialmente nós vamos até as unidades de ensino, conversamos com os pais sobre a importância e a partir dessa reunião eles decidem se vão ou não vacinar as crianças, que só é realizada mediante autorização por escrito”, destacou Yasmim.

Próximas vacinações em escolas:

– Sexta-feira (1° de abril): Escola Municipal Carlos Augusto Haasis, no bairro Boa Vista I, às 8h; Escola Estadual Municipalizada Reginaldo Araújo, no bairro Vila Orladélia, às 10h; Escola Estadual Municipalizada Bairro Cajueiro, no bairro Cajueiro, às 13h30.

– Terça-feira (05/04): Escola Municipal Júlio Branco, no KM 4, às 8h e às 13h30.