Centro da cidade recebeu uma passeata com participação de crianças e do projeto Música nas Escolas

Um assunto extremamente necessário para a sociedade, a segurança no trânsito, foi o tema da caminhada de conscientização realizada nesta quarta-feira, dia 10, em Barra Mansa. Os participantes saíram da altura do Restaurante Popular e encerraram na Praça da Matriz, no Centro. A ação é promovida pela Prefeitura Municipal, por meio da Secretaria de Ordem Pública, através do Programa de Educação no Trânsito (PET).
O evento contou também com o apoio da Secretaria de Educação. Duas escolas da rede municipal de ensino estiveram presentes, a Escola Municipal Prefeito Leonísio Sócrates Batista e a Escola Municipal Comendador Geraldo Ozório Rodrigues, além dos músicos do Projeto Música nas Escolas. A vice-prefeita, Fátima Lima, o secretário de Ordem Pública, Capitão Daniel Abreu, o coordenador da Defesa Civil, João Vitor Ramos, e representantes do Serviço Social do Transporte e Serviço Nacional de Aprendizagem do Transporte (SEST/SENAT), também compareceram.
O coordenador do PET, Elizeu Garcia, informou o objetivo da caminhada. “Estamos fazendo a passeata em alusão ao Maio Amarelo que é um evento internacional com o intuito de abrir os olhos da população para um trânsito mais seguro. Barra Mansa aderiu a essa campanha já faz alguns anos e está retornando com a ação após o período de pandemia. O município entende que é muito importante dar continuidade à essa conscientização envolvendo órgãos públicos, empresas e escolas”, reforçou.
A vice-prefeita Fátima Lima ressaltou a importância da presença dos alunos na caminhada e enalteceu o evento. “É extremamente relevante para as crianças participarem desde momento. Elas trazem todo o aprendizado que aprendem na sala de aula e a política pública é um braço da educação nas escolas. Trabalhamos em união, no sentido de mudar a visão no comportamento das pessoas em relação ao trânsito”, destacou.
O secretário de Ordem Pública, Capitão Daniel Abreu, exaltou o momento. “Mais uma campanha voltada para conscientização buscando evitar os acidentes no trânsito, em parceria com o SEST/SENAT, trazendo as crianças para que, desde pequenas, elas aprendam boas práticas no trânsito, na condução como pedestres e mostrando para a população um cenário diferente para entenderem e se conscientizarem que nossa vida vale mais”, frisou.

Campanha Maio Amarelo
A Campanha ‘Maio Amarelo’ foi instituída pela Organização das Nações Unidas (ONU) em maio de 2011. O objetivo principal é chamar a atenção da sociedade como um todo para a importância de um trânsito mais seguro. A ação tem com meta reduzir o número de sinistros e incidentes nas vias, sendo que a cor amarela foi escolhida por representar um sinal de alerta.