Projeto está disponível no Canal de Youtube da Fundação Cultura Barra Mansa

Na última segunda-feira (21) foi lançada a primeira edição do Projeto AfroSaberes em vídeo, no canal da Fundação Cultura Barra Mansa no Youtube (www.youtube.com/watch?v=rKuqyM5Bx_E).

Neste primeiro vídeo foi ensinado mais sobre a África com a ajuda dos professores de Ciências Lucas Peres Guimarães, que atua na rede municipal de ensino, e Cláudio Agostinho da Silva João, que reside na Angola. O tema foi o Dia da África, que é uma comemoração anual da Organização da Unidade Africana, hoje conhecida como União Africana. A data, criada em 25 de maio de 1963, é comemorada em vários países do continente africano, assim como em todo o mundo, devido à importância histórica e cultural da descendência africana.

A gerente de Biblioteca e formação, Graziela Lorena, explicou que os novos formatos para a propagação do conhecimento são necessários nos dias atuais. “Foi preciso se adaptar a novos formatos e necessidades para que o objetivo do nosso projeto continuasse atendendo o mesmo público da rede de ensino e ainda atingisse mais pessoas com novas ferramentas diante da pandemia de Covid-19. A parceria com a Secretaria Municipal de Educação permitiu que fossemos além, levando ações culturais de música, arte, entre outros, dialogando sobre temas como igualdade, identidade, diversidade cultural, discriminação social e representatividade.”

O projeto AfroSaberes tem como objetivo levantar questões reais de discriminação racial em Barra Mansa, principalmente nas escolas para o público nas idades iniciais e juventude. O projeto tem se consolidado como uma ferramenta que leva para as unidades conteúdos informativos feitos por pessoas envolvidas na política de igualdade racial do município. As ações do projeto, que aconteciam presencialmente em toda a rede de ensino do município, além de outras instituições, apresentam agora um novo formato devido à pandemia.

Projeto é convidado para a 73° reunião da SBPC

Após o lançamento do livro “Me conta quantas cientistas pretas você conhece?”, ação que antecedeu a estreia do vídeo, o Projeto AfroSaberes foi convidado para participar da 73° Reunião Anual da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC), que será realizada entre os dias 17 a 24 de julho, pela Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), em Minas Gerais. O evento será virtual devido à pandemia da Covid-19. O congresso é o mais importante do setor e reúne cientistas e inovadores brasileiros.

O professor Lucas Peres Guimarães demonstrou orgulho em receber o convite. “É uma honra levar o nome desse lindo projeto, o AfroSaberes, para ser compartilhado em todo o Brasil. Além disso, demonstra a qualidade do trabalho que é implementado na rede municipal”.
Para acompanhar toda a programação basta acessar o site: www.ra.sbpcnet.org.br/73RA

Fotos: Divulgação