Com foco na conscientização sobre drogas ilícitas, atividade aconteceu no CEI Saturnina de Carvalho e Vieira da Silva nesta terça-feira

A Prefeitura de Barra Mansa, através da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), promoveu, nesta terça-feira, dia 13, uma palestra com o tema ‘Junho Branco’. A ação foi organizada pelo CAPS AD – Espaço Viver e aconteceu no Centro Educacional Integrado Saturnina de Carvalho e Vieira da Silva (CEI), no Centro. A campanha Junho Branco tem como objetivo ajudar na prevenção e na conscientização sobre o uso de drogas ilícitas, visando fomentar e viabilizar diálogos na sociedade.
A ação desta terça-feira contou com a presença do coordenador da Coordenadoria Municipal de Políticas Públicas Sobre Drogas (COMPOD), César Thomé, abordando temas como ressocialização, saúde mental e atenção psicossocial.
A coordenadora do dispositivo CAPS AD – Espaço Viver de Barra Mansa, Denise da Cunha Durval, explicou como é o trabalho da unidade, além do objetivo do bate-papo desta manhã:
– Esta palestra traz a importância da atenção psicossocial, de cuidar das pessoas que fazem uso abusivo de álcool e outras drogas. Isso permite promover o cuidado em liberdade, respeitando o desejo e os sonhos, podendo construir a possibilidade de inserção com seus vínculos, sejam eles familiares, profissionais e sociais. O CAPS AD – Espaço Reviver é um cuidado especializado para quem faz uso prejudicial de álcool e outras drogas, onde existe uma equipe multiprofissional e especializada, de acordo com portaria 1.028 do Ministério da Saúde. A perspectiva de redução de danos promove a melhoria na qualidade de vida das pessoas – informou.
O bate-papo foi orquestrado por Bruno Gomes, idealizador do projeto “Asas e Vozes”. Ele contou um pouco sobre como funciona o projeto e a importância de abordar esses temas que se encontram tão presentes na sociedade:
– O projeto “Asas e Vozes” atende as pessoas que se encontram em situação de rua e também a comunidade carente que mais necessita da nossa atenção. A nossa missão é trazer uma felicidade corporativa e uma qualidade de vida após o sofrimento na obsessão e compulsão, que vai além das drogas e do alcoolismo, algumas vezes envolvendo agressão, abuso e pornografia. É uma ferramenta necessária para poder levar uma mensagem com a possibilidade da melhoria de vida, sem estar movido pela obsessão e compulsão – disse Bruno.
O CAPS AD – Espaço Reviver é um dispositivo do Programa de Saúde Mental, Álcool e Outras Drogas da Secretaria Municipal de Saúde. Ele está localizado na Rua Prof. Pedro Vaz, nº 57, no Centro. O contato pode ser feito através do telefone (24) 3512-0784 ou pelo e-mail: [email protected].