A cerimônia contou com a presença do prefeito Rodrigo Drable e da vice-prefeita Fátima Lima

A Prefeitura de Barra Mansa, através da Gerência de Promoção da Igualdade Racial (Gepir), em parceria com o Rotary Club Barra Mansa Alvorada, realizaram na noite de quinta-feira, dia 14, mais uma edição do evento ‘Jovens Negros de Sucesso’. O projeto, criado pela vice-prefeita Fátima Lima, visa destacar o empreendedorismo de jovens negros para inseri-los no mercado de trabalho, pois, de acordo com ela, a juventude negra é uma população que sofre com a invisibilidade e a vulnerabilidade social. A cerimônia aconteceu na Associação Comercial Industrial e Agropastoril e Prestadora de Serviços de Barra Mansa (Aciap-BM), no Centro.

Compondo a mesa de autoridades estavam: o prefeito Rodrigo Drable; a vice-prefeita Fátima Lima; Francisco Américo, vice-presidente do Conselho Municipal de Políticas de Promoção de Igualdade Racial (Comuppir); Silvana de Almeida, presidente da Organização e Integração de Conscientização Negra de Barra Mansa (OICN) e do Jongo Cafezal; e Dinah Ottoni, presidente do Rotary Club de Barra Mansa Alvorada. A abertura do evento contou com uma palestra sobre comportamento empreendedor realizada por Jayme Souza Filho, analista do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae).

O prefeito Rodrigo Drable destacou a importância da representatividade dos jovens para gerações futuras. “Qualquer jovem de sucesso tem que ser reconhecido, independente da formação, de onde veio, da cor da pele. Se uma pessoa é boa no que faz, ela merece ser reconhecida, mas, nesse caso, nós temos que exaltar como a sua representatividade e as suas conquistas vão significar para outras pessoas, em como ela vai atingir e motivar os mais novos. Vocês são a prova de que qualquer dificuldade pode ser superada. Aos nossos jovens de sucesso, nós temos de exaltá-los como referência.”, destacou.

A vice-prefeita Fátima Lima pontuou a necessidade da valorização e como a luta antirracista deve envolver toda a sociedade. “Nós pensamos nesse projeto em 2017, quando chegamos na Prefeitura. Desenvolvemos importantes ações em parceria com diversas secretarias para seguirmos ainda mais fortes na luta por uma educação antirracista e antidiscriminatória. Esse trabalho é de todos e nós vamos continuar quebrando paradigmas”, ressaltou.
Uma das jovens homenageadas da noite, a professora Luane Silva Monção Miranda, de 22 anos, contou um pouco da sua trajetória e falou em nome de todos os jovens homenageados.
-Minha família sempre me fez acreditar que era possível. Tem 24 horas que apresentei meu TCC no curso de história e esse diploma que estou conquistando é coletivo. Não é só meu, mas da minha mãe, da minha irmã, das minhas tias, e eu não estive sozinha em momento algum. Eu não posso falar de meritocracia, mas posso falar sobre limite, que é algo que a minha família não me deu. Eu sempre persisti e corri atrás do que eu sabia que um dia seria meu. Eu, como mulher, preta e professora, quero que os meus alunos não desistam, assim como eu não desisti e não coloquei limites. Não foi fácil e ainda não é, mas nós conseguimos e vamos conseguir. Juntos – declarou Luane.

Lei de educação antirracista na rede municipal de ensino
Em outubro de 2022, o prefeito Rodrigo Drable sancionou a atualização da Lei Municipal 3592, de 15 de maio de 2006, que promove a educação antidiscriminatória e antirracista na Rede Municipal de Ensino. A matéria é de autoria do próprio prefeito, enquanto vereador da cidade.
A Lei 3592/06 foi pioneira e reconhecida nacionalmente, sendo reproduzida em outras cidades e levando às unidades de ensino a discussão aprofundada no combate à discriminação.

Confira os homenageados:
Benício Henrique de Araújo Andrade