A Prefeitura Municipal, através da Gerência de Promoção da Igualdade Racial (Gepir), em parceria com o Rotary Club Barra Mansa Alvorada, realizaram na noite desta quinta-feira, dia 25, o evento “Jovens Negros de Sucesso” para homenagear personalidades do município em diversas áreas de atuação. A cerimônia foi realizada na casa rotariana no bairro Ano Bom.
Compondo a mesa de autoridades, a vice-prefeita, Fátima Lima; o presidente do Rotary Club Barra Mansa Alvorada, Bruno Volpe Maciel; o presidente da comissão de intercâmbio do Rotary, Gustavo Fonseca; o governador assistente do distrito 4571 Rotary Club Área C, Mario Lúcio de Souza; e Paulo César dos Santos, do Abadá Capoeira e do Conselho Municipal de Políticas de Promoção de Igualdade Racial (Comuppir). Estiveram presentes na cerimônia: Mestre Pretinho; Mestre Adriano Pitbull; o presidente do Sicomércio, Hugo Tavares; o coordenador da Subsecretaria de Juventude, Esporte e Lazer, Elias da Corbama; e o coordenador de Políticas Públicas Sobre Drogas, César Thomé. Os homenageados são jovens que se destacaram em suas comunidades, nos estudos e em suas profissões.
A vice-prefeita Fátima Lima falou da importância da valorização dos jovens negros.
“Esse projeto nasceu, pois os jovens negros são invisibilizados, por mais que eles se destaquem em suas atuações, muita das vezes passam por despercebidos na sociedade. Então essa foi a estratégia que nós pensamos para dar visibilidade e mostrar esses talentos para as pessoas e para o mercado. Esses são jovens negros de sucesso e estamos aqui para destacá-los; para que eles sejam exemplos, referência e identidade. Nós precisamos de representatividade e eles estão aqui pra isso”, ressaltou Fátima Lima.
Homenageada em 2018, a educadora, atriz e escritora barra-mansense Mônica Melanie, fez a abertura do evento e falou da importância dessa valorização.
“Ter recebido esse prêmio em 2018 me incentivou muito nos meus projetos e trabalhos. Esse é um momento crucial para lembrarmos que o povo negro tem muitas contribuições, que tem muitas pessoas de sucesso no município. Temos que ver o povo negro brilhar e estar em todos os espaços”, destacou a escritora.
Um dos homenageados, o jogador de futebol Lucas Alexandre Galdino de Azevedo – o Lucão, que é goleiro do Clube de Regatas Vasco da Gama, além de ouro nas Olimpíadas de Tóquio, não pôde comparecer ao evento, mas foi representado pela mãe, Vanda Galdino.
“Ficamos muito felizes com mais essa homenagem. Ele queria muito ter vindo aqui receber esse reconhecimento, mas por conta dos treinamentos não pode. Isso pra mim é uma sensação de dever cumprido, me deixa muito feliz e orgulhosa de ver onde meu filho chegou”, afirmou a mãe do jogador.
Outra homenageada foi Paola Valerio Silveira, de 25 anos, que é formada em gestão de recursos humanos e é estudante de serviço social.
“Pra mim essa homenagem veio de surpresa e me deixou muito feliz. Fico muito emocionada com esse reconhecimento dos demais jovens negros de sucesso. Sou muito grata por existir esse evento de valorização, mesmo que eu não tivesse sido homenageada eu estaria feliz pelos demais. Isso pra mim é um reconhecimento de grande valor e grande inspiração. A gente vem de uma sociedade que tem uma estrutura que visa nos diminuir, isso infelizmente existe e não podemos fechar os olhos, então todo e qualquer evento de valorização é muito importante para erguer aqueles que por muito tempo foram rebaixados”, declarou Paola.
O governador assistente do distrito 4571 Rotary Club Área C, Mario Lúcio de Souza, falou da importância do reconhecimento e de seguir adiante nessa valorização do povo negro.
“Sou negro e hoje sou governador assistente do Rotary Internacional. Nossa instituição desenvolve líderes dentro dos municípios em todas as suas condições sócio-econômicas e humanas. Esse projeto não poderia estar em outra casa que não fosse a Casa do Rotariano, da qual eu também sou presidente. Aqui é a casa onde esses jovens, que já são condutores dos seus destinos e já mostraram seu valor, precisam se encontrar, se reconhecer entre si e com isso entender que a luta deles não é única, é de todos. Eu como negro, empresário e representando essa instituição, a minha emoção é muito grande”, disse Mario Lúcio, que acrescentou falando da importância da valorização do povo negro: “Esta é a segunda edição desse prêmio, espero que ele perdure e se desenvolva. Quero o ano que vem estar aqui homenageando outros negros de sucesso e levar isso até um momento
em que possamos dizer ‘agora somos todos reconhecidos e respeitados’. Isso é um sonho, mas vivemos de sonhos e se não tiver sonho nós não realizamos. Estamos aqui, não só sonhando, mas também realizando”.
O presidente do Rotary Club de Barra Mansa Alvorada, Bruno Volpe Maciel, falou sobre o apoio que a instituição dá para essa e outras formas de valorização.
“A importância do Rotary apoiar esse projeto é dar visibilidade e também oportunidade aos jovens talentosos. Eles são exemplos e são talentos que não podem ser desperdiçados. Nós do Rotary queremos levar esse projeto para outros clubes, para mostrar as oportunidades”, disse Bruno.

Confira os homenageados:

Talles Faria Pinheiro da Silva
Elis Pereira Rocha
Iago Mendes Lopes
Ana Carolina Santos de Oliveira
Samuel Jordão de Oliveira de Souza
Jessilaine da Silva Xavier
Marco Aurélio Manoel
Greni Helen ferreira Alves da Silva
Maria Eduarda Eugênio Pestana
Querem de Oliveira de Souza
Paola Valerio Silveira
Lucas Alexandre Galdino de Azevedo – o Lucão, goleiro do Clube de Regatas Vasco da Gama, além de ouro nas Olimpíadas de Tóquio.