Programação para todas as idades segue até o domingo, dia 09, em vários pontos do município, incluindo a Ponte dos Arcos

A noite desta quinta-feira, dia 06, marcou o início dos Jogos Comunitários de Capoeira do Brasil, sediados pela primeira vez em Barra Mansa. O evento é mais uma comemoração dos 190 anos do município e comunidades de todo o país marcam presença no torneio de artes marciais.

Organizador do evento e capoeirista, Pretinho ressaltou que as atividades começaram oficialmente com um número expressivo de capoeiristas envolvendo todo o público, no Ilha Clube, no Ano Bom. Ele ainda destaca a vinda das comunidades de todo o país.

“Foi muito legal ver o pessoal chegando. Já estão aqui as comunidades do Rio de Janeiro, de Minas Gerais, de Angra dos Reis e de São Paulo. E estão vindo outras”, destacou Pretinho.

Na manhã desta sexta-feira, 07, aconteceram apresentações e shows das comunidades. No período da tarde foi realizada uma roda da modalidade na Apae-BM para as pessoas especiais.

O autodefensor da Apae-BM, Júlio Cezar, destaca as habilidades que a capoeira proporciona aos alunos da instituição. “A gente trabalha o exercício, o jogo, o equilíbrio, o ritmo, a ginga. É um trabalho em conjunto e, por isso, sempre participamos de todas as atividades que envolvam a modalidade”, disse.

Todos os alunos da instituição, incluindo as crianças e os cadeirantes, têm aulas de capoeira às sextas-feiras e o Mestre Pretinho consegue desenvolver habilidades individuais.

Jéssica Catarina, Suplente da Apae-BM relata que toda a cultura da capoeira é apresentada nas aulas. “Nós usamos as roupas específicas, trocamos de faixa e tem as músicas e os instrumentos”, ressalta.

A cidade se transformou em um grande palco da cultura popular e há a estimativa de que 500 capoeiristas participem dos jogos. A principal atividade será no sábado, no período da tarde, com aula do Mestre Cobra, aberta para todos na Ponte Ataulfo Pinto dos Reis (Ponte dos Arcos), entre o centro e o Ano Bom, a estimativa é que mil pessoas marquem presença.

A Capoeira
A capoeira é uma representação cultural que mistura esporte, luta, dança, música, cultura popular, artes marciais e brincadeiras. Utiliza-se os pés e as mãos nos movimentos ginástico-acrobáticos acompanhados de músicas típicas.

As disputas acontecem entre duas pessoas no meio de uma roda formada por outros capoeiristas ao som de palmas e do berimbau; instrumento característico do esporte e construído de madeira, com arame e uma cabaça; o objetivo da luta é derrubar o adversário.

A programação dos jogos teve que ser alterada devido às chuvas. Confira a atualização:
– Sexta-feira, dia 7:
18h – Noite Cultural no Colégio CEI Saturnina de Carvalho e Vieira da Silva, no Centro

– Sábado, dia 8:
9h – início dos jogos no Ilha Clube, no Ano Bom
14h às 15h – aula na Ponte dos Arcos com Mestre Cobra
16h – jogos no Ilha Clube, no Ano Bom

– Domingo, dia 9:

9h – finais dos jogos e premiação no Corredor Cultural*
*Se a previsão do tempo for de chuva, a final dos jogos e a premiação será no Ilha Clube, no Ano Bom.