Iniciativa visa chamar atenção da população para os principais sintomas e como evitar a doença

A Secretaria de Saúde de Barra Mansa, por meio dos setores de Vigilância em Saúde e da Atenção Básica, realiza nesta terça-feira (25) o ‘Dia D’ da campanha de prevenção à hanseníase no município. Com palestras sobre o assunto, o evento começou às 9h e segue até às 17h, no pátio da Secretaria de Saúde, no Centro. Quem já passou pelo local foi a vice-prefeita Fátima Lima. A atividade faz parte da campanha nacional Janeiro Roxo.
Segundo a responsável pelo evento e coordenadora do PSF Centro, Hellen Martins, o evento tem o intuito de informar a população. “A hanseníase, apesar de ser uma doença antiga, é pouco conhecida e que possui muito preconceito em torno dela; o que dificulta acesso ao tratamento. Então, o intuito da campanha é, por meio de capacitações, chamar a atenção da população para que ela observe seu corpo e dê importância às alterações, como manchas na pele”.
Hellen acrescentou ainda, que “junto à equipe municipal disciplinar, temos nutricionistas e enfermeiros disponíveis para tirar dúvidas da população e, havendo a necessidade, encaminhar os pacientes que apresentam os sintomas para poder dar o andamento no tratamento”, concluiu a coordenadora.
Presente no evento, a vice-prefeita Fátima Lima falou sobre a preocupação do governo com políticas de saúde pública. “O programa de hanseníase, na Secretaria de Saúde, funciona com o atendimento da equipe multiprofissional que disponibiliza medicação e tratamento 100% gratuito fornecido pelo SUS. Com isso nós conseguimos fazer a adesão desse paciente. Ter esse olhar atento para a população é uma preocupação do governo municipal”, destacou Fátima.

Sintomas
De acordo com o médico da rede pública, José Luiz Martins, a doença dá alguns indícios. “Os pacientes que apresentam manchas no corpo, sejam elas esbranquiçadas, descoloradas ou avermelhadas, na qual existe alteração na sensibilidade da região, devem se atentar. Alterações na sensibilidade das mãos, dos pés ou em alguma parte do corpo também são indícios. A hanseníase é uma doença tratável e curável, só que as pessoas precisam falar sobre e procurar atendimento médico quando desconfiarem dos sintomas”, explicou o médico.

Fotos: Paulo Dimas