Interessados devem se inscrever até o dia 09 de março; podem participar homens e mulheres maiores de 18 anos

A Prefeitura de Barra Mansa, por meio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (SMMADS), segue, até o dia 09 de março, com as inscrições abertas para o curso de formação de brigadista voluntário. Instituída em setembro de 2021, a brigada voluntária consiste em um grupo de pessoas previamente treinadas, organizadas e capacitadas, com o objetivo de combater princípios de incêndio em vegetação e reduzir danos ao meio ambiente, informar e orientar moradores sobre queimadas irregulares, além de realizar atendimento em situações de emergência.
Durante o curso, serão desenvolvidas atividades envolvendo: resgate e primeiros socorros em áreas de queimada; manuseio e captura de animais peçonhentos; manuseio e manutenção de roçadeira e motosserra; trabalho em grupo e voz de comando; manutenção de equipamentos; além de treinamento de nós e amarrações (rapel).
O coordenador da unidade, Denilson Sicupira, destacou que a brigada foi criada especialmente para combate a incêndios em Unidades de Conservação,  sendo que a Barra Mansa possui dezenas de áreas especialmente protegidas, fator que torna essencial o cuidado com a fauna e a flora nesses locais. “No entanto, a população pode contribuir ainda mais para a proteção dessas unidades de conservação ambiental, evitando a queima de resíduos e pastagens”, informou Sicupira, acrescentando também que atualmente já há 14 inscritos para o curso.
O secretário de Meio Ambiente, Carlos Roberto de Carvalho, o Beleza, salientou que as queimadas trazem diversos prejuízos ao meio ambiente, como perda de biodiversidade, emissão de dióxido de carbono (CO2) para atmosfera, empobrecimento do solo, surgimento de erosões, entre outros.
_ Além da destruição das áreas produtivas como lavouras e pastagens, há também prejuízos a nossa população, sobretudo com o aumento da incidência de problemas respiratórios. Não podemos deixar de chamar a atenção sobre os danos e até mortes de animais, o que causa grandes perdas na nossa biodiversidade. Precisamos trabalhar juntos, de maneira consciente e com a ajuda da população – ressaltou Beleza.
As inscrições podem ser feitas através do telefone da Secretaria de Meio Ambiente de Barra Mansa: (24) 2106-3406, ou pelo contato da brigada de incêndio florestal: (24) 98813-6722.