Meta é até final de junho é atingir 100% das unidades do Programa Saúde da Família. Sistema viabiliza o histórico de atendimento ao paciente em toda rede municipal de saúde.

A Prefeitura de Barra Mansa, por meio da Secretaria de Saúde, continua investindo na implantação do prontuário eletrônico nas unidades de saúde do município. A expectativa é de que até o fim de junho todos os 40 PSF (Programa Saúde da Família) e as seis UBS (Unidade Saúde da Família) estejam atuando com o programa, que permite registrar funcionalidades, como o atendimento feito ao paciente no momento da consulta, assim como as medicações receitadas e os exames que serão realizados.

De acordo com o secretário da Pasta, Sérgio Gomes, o prontuário já está funcionando em 82% das unidades de saúde. “A iniciativa significa um expressivo avanço na área médica, já que viabiliza o histórico de atendimento ao paciente em toda rede municipal de saúde. Com isso, o médico da UPA poderá acessar as informações do paciente que recebeu atendimento na unidade de saúde mais próxima de sua casa e vice-versa. O prontuário eletrônico otimizará o atendimento, evitando inclusive a repetição de exames”.

O prontuário eletrônico além de qualificar o atendimento para o usuário, é também um importante recurso de gestão, pois combate o desperdício de recursos, permite o acompanhamento do paciente e registra a produção de consultas e exames.