Evento deu destaque ao protagonismo e talento de alunos

Com o tema “Do aprender ao ensinar: mãos que constroem conhecimentos dão significado à aprendizagem”, a II Mostra Pedagógica reuniu e apresentou o trabalho de 19 mil alunos de 68 unidades de ensino. Ação aconteceu neste sábado (28), no Azteca Clube, no bairro Vila Nova.

Entre trabalhos com reciclagem, pintura e modelagem, pais, alunos e visitantes puderam aprender mais sobre diversos assuntos, como curiosidades sobre localidades de Barra Mansa, corpo humano, robótica, tecnologia, literatura, artes e meio ambiente. Participaram da mostra o prefeito de Barra Mansa, Rodrigo Drable, o deputado estadual, Marcelo Cabeleireiro, os secretários de Educação e de Governo, Fernando Vitorino e Alexandre Martins, a coordenadora do Centro Municipal de Atendimento Educacional Especializado (CEMAE), Sônia Coutinho, e membros da prefeitura.

O prefeito Rodrigo Drable visitou os estandes, onde conversou com os profissionais da rede municipal de ensino e admirou o trabalho dos alunos. “É muito bom estar em contato com esses estudantes, que através do incentivo dos professores, aproveitaram a oportunidade de aprender e se desenvolver. Por isso é tão importante ações como essa, que colocam os alunos e professores como protagonistas do nosso ensino. Todos estão de parabéns”.

O deputado Marcelo Cabeleireiro vê o evento como uma ação fundamental para a valorização do estudante. “A Secretaria de Educação presta um serviço bacana, organizado, e este é o momento ideal para as pessoas que trabalharam, que construíram todo esse material aparecerem. É fundamental valorizar  quem constrói e que está na ponta do processo, que é o aluno”.

O Secretário Fernando Vitorino apontou a importância das equipes de ensino para os bons resultados. “Esse evento é muito importante, não só para os profissionais da Educação, mas como também para a comunidade, para que todos possam perceber o grande e significativo trabalho que é feito dentro das nossas escolas. Passamos pelos estandes e vemos iniciativas dos profissionais de ensino e dos alunos, que são muito importantes para a educação, para a cidadania e para a cultura. É um trabalho extraordinário. Se não fossem os professores dando o seu melhor, no dia-a-dia, não teríamos êxito como o que estamos vendo aqui”.

A gerente de educação básica Saionara Maciel explicou o tema deste ano. “As mãos que constroem conhecimentos é um trabalho em equipe, porque todo conhecimento tem que ser construído, para que tenha significado para a aprendizagem. E para que esta aprendizagem seja realmente significativa, o aluno tem que ser o protagonista”.

A auxiliar de Administração, Sueli Mendes de Oliveira, moradora da Vista Alegre e mãe dos alunos Yamin, de 7 anos, e Rafael, de 6 anos, contou que sentiu orgulho dos filhos e ficou impressionada com os trabalhos apresentados. “É encantador ver meus pequenos felizes por aprender, por construir e aprender coisas novas. Yasmin veio me mostrar o trabalhinho dela e explicou tudo que aprendeu em sala de aula”.

A abertura da II Mostra Pedagócica contou com a apresentação do grupo Drum Latas, do Projeto Música nas Escolas. Também aconteceu a votação do Concurso de Contos e a premiação do 1º e 2º lugar do 5º e 9º ano, referente à Primeira Maratona Estudantil de Conhecimentos.