Acompanhado de secretários e servidores, o prefeito Rodrigo Drable e o bispo Dom Luiz Henrique conferiram fase final dos serviços estruturais e restaurações

O prefeito Rodrigo Drable e o bispo diocesano Dom Luiz Henrique acompanharam, na segunda-feira, dia 05, o andamento da reforma e restauração da Igreja Nossa Senhora do Amparo, localizada no distrito de Amparo. A visita contou com a presença dos secretários municipais, Eros dos Santos (Planejamento Urbano) e Bruno Paciello (Desenvolvimento Econômico, Tecnologia e Inovação), e membros da comunidade e da comissão de patrimônio da Diocese Barra do Piraí/Volta Redonda.
Com investimento totalizando aproximadamente R$ 1.370.000,00, entre recursos da Prefeitura, do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) e emendas parlamentares, a obra está em fase de conclusão. “Na próxima semana nós vamos licitar a última etapa das obras, o que compreende os retoques finais, como calafetagem dos pisos, retoques, a descupinização – que é um trabalho contínuo, finalização das salas laterais, o entorno e o pátio, além de alguns detalhes de pintura. Em breve nós também faremos a licitação que compreende o projeto de prevenção contra incêndio e pânico, para assim liberarmos o espaço para a comunidade”, detalhou o secretário Eros dos Santos.
O prefeito Rodrigo Drable destacou a importância da igreja para o município. “O distrito de Amparo tem muita história e essa igreja faz parte dela. Há 12 anos ela encontrava-se fechada e nós temos feito um grande esforço para restaurá-la e poder entregá-la em breve à comunidade. Eu estou muito feliz e realizado vendo o status que encontramos. Em breve estaremos aqui para a reabertura e entrega para a comunidade”, ressaltou o prefeito.
Dom Luiz Henrique falou sobre a expectativa para a reabertura do templo. “A Igreja de Nossa Senhora do Amparo é muito importante para região e para a história do nosso querido município de Barra Mansa. Aproveito a presença do prefeito Drable para agradecermos muito pela parceria e o apoio para que possamos finalizar a restauração dessa igreja tão importante. Pedimos a Deus e a interseção de Nossa Senhora do Amparo para que possamos fazer bons encaminhamentos e que tão logo o nosso povo tenha condições de fazer as suas celebrações, participar das missas e outros eventos religiosos que estão habituados”, finalizou o religioso.

Os trabalhos
A Igreja de Nossa Senhora do Amparo foi construída em 1829. As obras seguem as determinações e fiscalizações do Iphan (Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional) e do Ministério do Turismo, com o apoio da Cúria Diocesana de Volta Redonda e Barra do Piraí, para que sejam respeitados os contextos arquitetônicos e históricos, não descaracterizando a construção original, em estilo neoclássico
As intervenções são fruto de convênio firmado entre o Iphan – autarquia federal vinculada ao Ministério do Turismo e à Secretaria Especial da Cultura – e a Prefeitura de Barra Mansa. Devido ao precário estado de conservação, o templo permanecia fechado desde 2015. Com as novas intervenções, o monumento será devolvido à comunidade.