Dentre as principais, a Unidade de Conservação conta com duas mudas de Pau Brasil e Palmeira Jussara, ambas ameaçadas de extinção

Com o objetivo de produzir mudas para projetos que beneficiem o município, o Horto Florestal de Barra Mansa, situado na Água Cumprida, no bairro Vila Nova, conta com mais de 60 espécies nativas da Mata Atlântica, soma uma área total de 29 mil m² e tem a capacidade de produção de 300 mil mudas por ano. Atualmente a Unidade de Conservação, que contém uma nova instalação elétrica, teve a estufa e o viveiro amplamente reformados.

Dentre as mudas nativas frutíferas o Horto Florestal dispõe de amora, nêspera, jambo, jamelão, pitanga, goiaba, araçá, acerola, entre outras. A unidade ainda conta com duas mudas de Pau Brasil e de Palmeira Jussara, ambas ameaçadas de extinção.

De acordo com o Secretário de Mio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável de Barra Mansa, Vinicius Azevedo, durante o período de pandemia o espaço segue fechado, porém as mudas podem ser solicitadas na prefeitura. “Nossa única exigência é que a muda seja plantada no município para que possamos acompanhar seu desenvolvimento e, dependendo do espaço, orientar qual a melhor a ser semeada”, explicitou.

O gerente de Unidade de Conservação de Barra Mansa, Douglas Muniz, completou falando sobre os próximos projetos de melhorias na unidade. “Vamos reformar a cerca no entorno de todo Horto Florestal e continuar as reformas que foram iniciadas no ponto de apoio da unidade. Além disso, vamos colocar algumas placas informativas sobre a área, espécies de mudas e orientações em geral”, finalizou.