Município concluiu a primeira fase da vacinação e aguarda a chegada de novos lotes do antígeno para iniciar a segunda fase do Plano de Imunização

 

A Secretaria de Saúde de Barra Mansa realizou nesta quinta-feira (22), a vacinação anti Covid em homens de 60 anos de idade. Como vem ocorrendo sistematicamente, a imunização foi feita em sistema drive-thru no Parque da Cidade, no Centro. Pedestres também receberam a dose do antígeno em uma tenda específica estruturada para o atendimento. As doses aplicadas foram da farmacêutica AstraZeneca/Oxford, produzidas no Brasil pelo Instituto Butantan (SP). A dose complementar será realizada no prazo de 12 semanas.

De acordo com a coordenadora do setor de Imunização da SMS, Marlene Fialho, com a vacinação das pessoas de 60 anos e outros preconizados pelo Ministério da Saúde como prioritários, Barra Mansa concluiu a primeira fase da vacinação contra a Covid-19. Até a noite desta quarta-feira (21), o município contabilizou a aplicação de 35.233 doses referentes à D1 e 15.529 doses complementares, chegando ao patamar de 50.762 doses.

Sobre o atraso de envio da Coronavac ao município pelo Governo Federal para a realização da dose complementar, Marlene Fialho tranquilizou a população. “A vacina da farmacêutica SinoVac, produzida em nosso país pela Fiocruz (RJ) pode ser tomada até quatro semanas após a primeira dose. Estudos recentes demonstraram uma melhor soroconversão do organismo à vacina mais próximo do 28º dia da aplicação da primeira dose”.

A coordenadora ressaltou ainda que tão logo, o envio do antígeno seja restabelecido um novo calendário de vacinação será divulgado.