Objetivo é aumentar o número de doações de sangue à unidade. Jovens com 16 ou 17 anos de idade podem contribuir mediante autorização do responsável legal

O Hemonúcleo de Barra Mansa está realizando a campanha ‘Formando Solidário’, com alunos do 3º ano das Escolas Estaduais. O objetivo é aumentar o número de doações de sangue à unidade. Nesta terça-feira, dia 18, a ação foi realizada no Colégio Estadual Barão de Aiuruoca, no Centro, e no Colégio Estadual Roselândia, no bairro de mesmo nome.

A captadora de doadores do Hemonúcleo, Claudia Maria, é a responsável pela iniciativa e explicou como ela funciona. “Estamos indo de escola em escola, pedindo autorização aos diretores para conversarmos com os adolescentes que estão no último ano letivo para uma ação de conscientização sobre a importância de ser um doador; do quanto esse gesto pode salvar vidas. Os jovens que tiverem idade a partir de 16 anos podem doar. Só é necessário a autorização do responsável legal”, explicou Cláudia.

Além dos Colégios Estaduais Barão de Aiuruoca e Roselândia, outras unidades de ensino já sinalizaram que irão comparecer ao Hemonúcleo para ajudar. São elas: CIEP do bairro Vista Alegre, Colégio São Pedro e Jandira Reis.

Quem pode doar?
Para doar é necessário ter entre 16 e 69 anos. Para o idoso, a primeira doação deve ser feita até 59 anos, 11 meses e 29 dias. Menores de idade só podem doar mediante autorização dos responsáveis. Deve estar com saúde em dia, pesar no mínimo 50 quilos, não ter ingerido bebida alcoólica no mínimo 12 horas antes da doação. Caso tenha feito tatuagem, a pessoa deve aguardar seis meses após a realização da mesma.

O Hemonúcleo fica na Rua Pinto Ribeiro, n° 205, anexo à Santa Casa de Misericórdia. Quem for doar pode estacionar no pátio da Secretaria Municipal de Assistência Social e Direitos Humanos, na Rua Oscar da Silva Marins, n° 155. Ambos ficam no centro da cidade.

Foto: Divulgação