O foco é estabelecer um estoque adequado para o carnaval

O Hemonúcleo de Barra Mansa dá sequência nesta semana à campanha ‘Abrace essa causa com a alegria de um folião’. A ação segue até sexta-feira, dia 17, com o objetivo de aumentar o estoque sanguíneo visando suprir a alta demanda do período de carnaval, pois durante os feriados o índice de acidentes é maior que o normal.
Atualmente os tipos A+, O+, B+ e A- estão adequados. Já os tipos O-, B- e AB+ estão em estado baixo, enquanto o tipo AB- está em estado crítico. A captadora de doadores do Hemonúcleo, Cláudia Maria, reforçou a necessidade da doação principalmente do tipo O- “É importantíssimo para o paciente, já que ele supre todos os outros negativos, assim esse tipo sanguíneo se torna fundamental, pois a sua doação consegue preencher todas as urgências pela falta dos outros tipos negativos. Com essa estratégia fica mais fácil executar as carências”, enfatizou Cláudia.
Para doar sangue é necessário ter entre 16 e 69 anos. Para o idoso, a primeira doação deve ser feita até 59 anos, 11 meses e 29 dias. Menores de idade só podem doar mediante autorização dos responsáveis. A pessoa deve estar com saúde em dia, pesar no mínimo 50 quilos e não ter ingerido bebida alcoólica no mínimo 24 horas antes da doação. Caso tenha feito tatuagem, ela deve aguardar seis meses após a realização da mesma.
O Hemonúcleo fica localizado na Rua Pinto Ribeiro, nº 205, anexo à Santa Casa de Misericórdia. O horário de coleta é das 7h às 11h, de segunda a sexta-feira. Quem for doar pode estacionar no pátio da Secretaria Municipal de Assistência Social e Direitos Humanos, na Rua Oscar da Silva Marins, nº155. Ambos ficam no Centro.