Os estoques dos tipos sanguíneos O+ e O- estão muito baixos; demanda por plaquetas é alta neste período
O Hemonúcleo de Barra Mansa reforça junto à população a necessidade de doar sangue, especialmente os tipos O positivo e O negativo, que estão com estoque em situação crítica. Já os demais tipos estão estáveis. A unidade destaca que a coleta é rápida e que com apenas uma doação é possível salvar até quatro vidas.
A coordenadora do Hemonúcleo, Thaís Mendes, destacou também a necessidade de receber plaquetas por conta de todas as demandas recentes. “Neste momento, estamos precisando de um estoque regularizado de plaquetas por conta desse período de dengue e entendendo também que as demandas oncológicas e cardíacas são muito altas”, explicou.
Para doar é necessário ter entre 16 e 69 anos. Para idosos, a primeira doação deve ser feita até 59 anos, 11 meses e 29 dias. Para menores de idade, somente mediante autorização de seus responsáveis. A pessoa deve estar com saúde em dia, pesar no mínimo 50 quilos e não ter ingerido bebida alcoólica no mínimo 12 horas antes da doação. Em caso de tatuagem, é necessário aguardar seis meses após a sua realização.
O Hemonúcleo está localizado na Rua Pinto Ribeiro, n° 205, anexo à Santa Casa de Misericórdia, no Centro. As doações são captadas de segunda a sexta-feira, entre 7h e 11h. O telefone para outras informações é (24) 3512-0788.