Iniciativa é mais uma que visa estimular a doação de sangue e repor estoque da unidade

O Hemonúcleo de Barra Mansa realizou nesta quinta-feira, 04, o sorteio da cesta de café da manhã referente à campanha dos 189 anos da cidade, celebrados no dia 03 de outubro, quando foi lançado o desafio de atingir 189 novos doadores de sangue para a unidade. No último balanço fechado nesta quarta-feira, 03, o número total do mês de outubro foi de 362, sendo 164 deles pela primeira vez. A estudante Camilly Vitória Rodrigues Ribeiro, de 18 anos, foi quem ganhou a cesta.

A captadora de doadores do Hemonúcleo, Claudia Maria, realizou o sorteio. Ela comentou a felicidade de realizar esta campanha. “Chegamos perto, quase mesmo, mas atingimos o número de 164 novos doadores, o que nos deixou muito contentes. Mesmo não chegando ao numero de 189, achamos valido sortear o brinde em homenagem aos doadores”, declarou Claudia.

A coordenadora do Hemonúcleo, Thaís Mendes, aproveitou para agradecer a colaboração da população. “Agradecemos a todos os doadores que vieram contribuir para com nosso estoque de sangue. Chegamos à marca de 60 dias com um bom nível de estoque, e tudo isso se dá ao empenho de todos os profissionais do Hemonúcleo e dos munícipes, que sempre estão atentos e participativos nas nossas campanhas”.

A estudante Camilly Vitória, contemplada com o sorteio, expressou muita felicidade. “Fui doar sangue porque sempre foi um desejo meu. É um ato muito lindo, que mostra empatia com o próximo. Mais pessoas deveriam por em prática! Fiquei surpresa e muito feliz por ter ganhado a cesta”, disse.

Vale lembrar que para doar sangue é necessário estar saudável, pesar mais de 50 quilos, ter entre 16 e 59 anos (menor de idade só acompanhado do responsável legal) e não estar grávida ou amamentando. Também é importante ter dormido pelo menos seis horas antes da coleta. É necessária a apresentação de documento oficial com foto.

Nas 12 horas que antecedem a doação é proibida a prática de exercícios físicos e a ingestão de álcool. Quem tiver feito tatuagem, piercing ou maquiagem definitiva no período de 12 meses não pode doar sangue. Fumantes devem evitar o cigarro até duas horas antes da doação.

O Hemonúcleo de Barra Mansa fica anexo ao prédio da Santa Casa, na Rua Pinto Ribeiro, Centro. O horário de funcionamento é para coleta é das 7h às 11h.