Com o aumento da demanda no período de festividades, unidade convoca voluntários para realizar doações

Diante da proximidade do Carnaval, o Hemonúcleo de Barra Mansa está realizando a campanha “Espalhe alegria antes mesmo da folia”, que busca estimular a população a doar sangue para manter os estoques satisfatórios. O ato nobre e generoso tem duração de 12 a 15 minutos e pode salvar até quatro vidas. O Hemonúcleo funciona no Centro e recebe os doadores de segunda a sexta-feira, entre 7h e 11h. Atualmente, o tipo sanguíneo (O-) está em estado crítico, enquanto os demais se encontram em nível estável.
A captadora de doadores da unidade, Claúdia Maria de Oliveira, reforçou que é essencial manter o estoque adequado nessa época de festividades, e que todos os tipos sanguíneos são bem-vindos no Hemonúcleo do município.
– Estamos a três semanas do Carnaval e, pensando em garantir o nosso estoque para não faltar sangue nesse período, antecipamos nossa campanha de Carnaval para que todos passem o feriado tranquilamente, seja descansando ou se divertindo na folia. Vale ressaltar que o doador sempre passa por uma triagem clínica e o material coletado passa por testes sorológicos. Além disso, nós procuramos proporcionar a melhor e mais confortável experiência possível para obter uma boa captação – informou Cláudia.
Para doar é necessário ter entre 16 e 69 anos. Para idosos, a primeira doação deve ser feita até 59 anos, 11 meses e 29 dias. Para menor de idade, somente mediante autorização de seus responsáveis. A pessoa deve estar com saúde em dia, pesar no mínimo 50 quilos e não ter ingerido bebida alcoólica no mínimo 24 horas antes da doação. Para casos de tatuagem, é necessário aguardar seis meses após a sua realização.
O Hemonúcleo está localizado na Rua Pinto Ribeiro, n° 205, anexo à Santa Casa de Misericórdia. Para outras informações, o telefone (24) 3512-0788 está disponível.

 

Foto: Felipe Vieira