Número de doações nas últimas semana está abaixo do esperado

O Hemonúcleo de Barra Mansa convida a população para ajudar a repor o estoque sanguíneo de todos os tipos sanguíneos, em especial do A – e B -, que estão em nível crítico de armazenagem. As doações podem ser feitas de segunda à sexta-feira, das 7h às 11h.

De acordo com a coordenadora do Hemonúcleo, Thaís Mendes, o número de doações está abaixo do esperado. “As doações diminuíram muito nas últimas semanas. Estamos aproveitando a parceria com a Secretaria de Assistência Social, que está cedendo o estacionamento do setor para os doadores, para dar mais um incentivo”, revelou.
Ainda segundo Thaís, a unidade possui um número considerável de doadores, porém a distribuição é maior. “Abastecemos não só a Santa Casa, mas outras unidades. Devemos levar a conscientização a todos para que vidas sejam salvas”.
Para doar, é necessário ter entre 16 e 69 anos. Para o idoso, a primeira doação deve ser feita até 59 anos, 11 meses e 29 dias. Menores de idade só podem doar mediante autorização dos responsáveis. Deve estar com saúde em dia, pesar no mínimo 50 quilos, não ter ingerido bebida alcoólica no mínimo 12 horas antes da doação. Caso tenha feito tatuagem, a pessoa deve aguardar um ano após a realização da mesma.
O Hemonúcleo está localizado na Rua Pinto Ribeiro, 205, anexo à Santa Casa de Misericórdia. A Secretaria de Assistência Social, na Rua Oscar da Silva Marins, 155. Ambos no centro da cidade.
Foto: Felipe Vieira