O tipo sanguíneo O- é o que mais precisa no momento

O Hemonúcleo de Barra Mansa reforça o pedido para doação de sangue à população para manter o estoque. O tipo sanguíneo O negativo (O-) está sendo mais solicitado, porém, todos os tipos são bem-vindos. As doações podem ser feitas de segunda a sexta-feira, das 7h às 11h, por ordem de chegada.

A coordenadora do Hemonúcleo, Thaís Mendes, informou que o estoque está adequado, mas que a qualquer momento pode mudar. “A demanda é alta, por conta disso é importante às doações serem feitas com frequência, principalmente os tipos sanguíneos negativos, que são os mais difíceis de conseguirmos”, informou.

Para doar é necessário ter entre 16 e 69 anos. Para o idoso, a primeira doação deve ser feita até 59 anos, 11 meses e 29 dias. Menores de idade só podem doar mediante autorização dos responsáveis. A pessoa deve estar com saúde em dia, pesar no mínimo 50 quilos e não ter ingerido bebida alcoólica no mínimo 12 horas antes da doação. Caso tenha feito tatuagem, a pessoa deve aguardar seis meses após a realização da mesma.

O Hemonúcleo fica na Rua Pinto Ribeiro, n° 205, anexo à Santa Casa de Misericórdia. Quem for doar pode estacionar no pátio da Secretaria Municipal de Assistência Social e Direitos Humanos, na Rua Oscar da Silva Marins, n° 155. Ambos ficam no Centro. Para quem quiser mais informações, basta ligar para o telefone: (24) 3512-0788.

Fotos: Chico de Assis