Os tipos O- e O+ são os que mais devem ser repostos atualmente na unidade

O Hemonúcleo de Barra Mansa está reforçando a necessidade de novas doações de sangue para manter estabilizado o estoque da unidade. Atualmente o nível dos tipos sanguíneos O- e O+ está baixo, enquanto os demais estão regularizados. As doações podem ser realizadas de segunda a sexta-feira, entre 7h e 11h, exceto feriados.
A captadora de doadores da unidade, Claúdia Maria de Oliveira, reforçou que o Hemonúcleo do município está sempre necessitando de doações do tipo sanguíneo O-. “Aqui na unidade de Barra Mansa o tipo sanguíneo O+ é o que mais recebe doações e o tipo O- é o mais procurado, pois se trata do doador universal, mas vale lembrar que todos os tipos são muito bem-vindos. Quanto maior o número de doadores, maior o de receptores também”, informou.
Claúdia ainda destacou que o sangue colhido dura aproximadamente 42 dias e o material coletado passa por testes clínicos e sorológicos. “A coleta dura em torno de 12 a 15 minutos e é importante ressaltar como doar sangue é um ato nobre, que pode salvar muitas vidas”, contou.
Para doar é necessário ter entre 16 e 69 anos. Para idosos, a primeira doação deve ser feita até 59 anos, 11 meses e 29 dias. Para menor de idade, somente mediante autorização de seus responsáveis. A pessoa deve estar com saúde em dia, pesar no mínimo 50 quilos e não ter ingerido bebida alcoólica no mínimo 12 horas antes da doação. Caso tenha feito tatuagem, é necessário aguardar seis meses após a sua realização.
O Hemonúcleo de Barra Mansa funciona na Rua Pinto Ribeiro, 205, anexo à Santa Casa, no Centro. O telefone para mais informações é: (24) 3512-0788.