Os tipos sanguíneos negativos são os que mais devem ser repostos atualmente na unidade

O Hemonúcleo de Barra Mansa está enfatizando a importância da população continuar doando sangue para manter o estoque regularizado. A unidade destaca que a coleta é rápida e que com apenas uma doação é possível salvar até quatro vidas. No momento, o tipo sanguíneo O Negativo se encontra em estado crítico; os demais tipos sanguíneos negativos estão baixos, enquanto os tipos sanguíneos positivos estão em situação estável.
De acordo com a captadora de doadores da unidade, Claúdia Maria de Oliveira, a doação de sangue é um ato solidário que desempenha um papel vital na saúde e na sobrevivência das pessoas. “É um procedimento simples e seguro e, por meio dele, os hospitais podem fornecer transfusões sanguíneas a pacientes que estão enfrentando condições médicas delicadas ou são submetidos a cirurgias complexas. Neste momento, precisamos especialmente do tipo sanguíneo O Negativo, que é doador universal, ou seja, doa para todos.”, explicou Cláudia.
Para doar é necessário ter entre 16 e 69 anos. Para idosos, a primeira doação deve ser feita até 59 anos, 11 meses e 29 dias. Para menor de idade, somente mediante autorização de seus responsáveis. A pessoa deve estar com saúde em dia, pesar no mínimo 50 quilos e não ter ingerido bebida alcoólica no mínimo 24 horas antes da doação. Caso tenha feito tatuagem, é necessário aguardar seis meses após a sua realização.
A unidade está localizada na Rua Pinto Ribeiro, n° 205, anexo à Santa Casa de Misericórdia, no Centro. As doações podem ser realizadas de segunda a sexta-feira, entre 7h e 11h, exceto feriados. O telefone para mais informações é o (24) 3512-0788.