De 21 a 24 de novembro, unidade conta com decoração e um café da manhã para os doadores

Visando aumentar o estoque e homenagear os voluntários que comparecem para doar sangue, o Hemonúcleo de Barra Mansa participa, entre os dias 21 e 24 de novembro, da Semana Nacional do Doador Voluntário de Sangue. Para marcar este período, o Hemonúcleo conta com uma decoração especial e está oferecendo diariamente um café da manhã aos doadores. No próximo sábado (25), será comemorado o Dia Nacional do Doador de Sangue.
A coordenadora da unidade, Thaís Mendes, disse que o intuito da Semana Nacional é homenagear as pessoas que assumem o compromisso de ajudar o próximo. “Quem realiza uma doação tem um papel extremamente importante para ajudar a salvar vidas. O que estamos fazendo é uma forma de agradecer aos voluntários por doarem o seu tempo. Isso permite aumentar nosso estoque, que está atualmente com alguns tipos em situação crítica”, informou Thaís.
A coordenadora destacou que Hemonúcleo de Barra Mansa tem uma demanda muito alta já que atende os hospitais do município, beneficiando, principalmente, vítimas de acidentes, pacientes de cirurgias, portadores de câncer e hemofílicos. No momento o estoque se encontra em baixa, tendo tipos sanguíneos em estado crítico (A-, O-, AB- e B-). Já os tipos A+ e B+ estão adequados, enquanto o O+ se encontra moderado.
Para doar sangue é necessário ter entre 16 e 69 anos de idade. Para o idoso, a primeira doação deve ser feita até 59 anos, 11 meses e 29 dias. Menores de idade só podem doar mediante autorização dos responsáveis. A pessoa precisa estar com a saúde em dia, pesar no mínimo 50 quilos e não ter ingerido bebida alcoólica no mínimo 12 horas antes da doação. Caso tenha feito tatuagem, o doador deve aguardar seis meses após a realização da mesma.

Como chegar
O Hemonúcleo de Barra Mansa está localizado na Rua Pinto Ribeiro, n° 205, anexo à Santa Casa de Misericórdia, no Centro. Quem for doar pode estacionar no pátio da Secretaria Municipal de Assistência Social e Direitos Humanos, na Rua Oscar da Silva Marins, n° 155.