A expectativa com essa ação é de aumentar a coleta de plaquetas

O Hemonúcleo de Barra Mansa funcionará nesta quinta-feira, feriado de 12 de outubro, das 7 às 11 horas. A ação tem o objetivo de aumentar a presença de doadores e, consequentemente, o estoque de sangue. Na sexta-feira (13), ele estará fechado.

A coordenadora do Hemonúcleo, Thaís Mendes, destacou o objetivo dessa ação e a importância do ato voluntário. “A doação é muito importante porque nós precisamos manter o estoque de plaquetas, uma vez que há muitos pacientes oncológicos e que fizeram cirurgias recentemente precisando”, comentou.
Uma doação pode salvar até quatro vidas e o sangue colhido dura cerca de 40 dias. Para doar é necessário ter entre 16 e 69 anos. Para idosos, a primeira doação deve ser feita até 59 anos, 11 meses e 29 dias. Menores de idade só podem doar mediante autorização dos responsáveis. A pessoa deve estar com saúde em dia, pesar no mínimo 50 quilos e não ter ingerido bebida alcoólica no mínimo 12 horas antes da doação. Em caso de tatuagem, é necessário aguardar seis meses após a realização da mesma.
O Hemonúcleo funciona na Rua Pinto Ribeiro, 205, anexo à Santa Casa, no Centro. O telefone para contato é (24) 3512-0788.