Unidade solicita doações de todos os tipos sanguíneos

O Hemonúcleo de Barra Mansa informou nesta segunda-feira, 27, que está precisando de doações de todos os tipos sanguíneos. Atualmente os tipos O+, O- e B- estão em situação critica. Já os tipos A+, B+, AB+ e AB- estão abaixo do nível normal. De acordo com a coordenadora do Hemonúcleo, Thaís Mendes, o número de bolsas de sangue está cada vez mais baixo.

“O comparecimento de novos doadores está muito precário. Diante disso, o estoque cai muito e é necessária a colaboração dos munícipes para abastecer nossos centros de coleta. Vale ressaltar que uma doação pode salvar até quatro vidas e a coleta não dura mais que 15 minutos”, destacou Thaís.
Para doar é necessário ter entre 16 e 69 anos. Para o idoso, a primeira doação deve ser feita até 59 anos, 11 meses e 29 dias. Menores de idade só podem doar mediante autorização dos responsáveis. Deve estar com saúde em dia, pesar no mínimo 50 quilos, não ter ingerido bebida alcoólica no mínimo 12 horas antes da doação. Caso tenha feito tatuagem, a pessoa deve aguardar seis meses após a realização da mesma.

O Hemonúcleo fica na Rua Pinto Ribeiro, n° 205, anexo à Santa Casa de Misericórdia. Quem for doar pode estacionar no pátio da Secretaria Municipal de Assistência Social e Direitos Humanos, na Rua Oscar da Silva Marins, n° 155. Ambos ficam no centro da cidade e recebe coletas entre 7h e 11h.