Quedas nas doações chegaram a 70%; unidade buscar reverter a situação abrindo suas portas em dias extras

 

A crise sanitária provocada pela Covid-19 impactou drasticamente as doações de sangue em Barra Mansa. Para se ter ideia da situação, nas últimas duas semanas a queda no número de doações foi de 70%.

Para reverter à situação, a coordenadora do Hemonúcleo do município, Thaís Mendes, disse que a unidade tem feito inúmeros apelos aos cidadãos solicitando apoio. “Além disso, estamos mantendo as portas do Hemonúcleo abertas em dias extras, como ocorreu neste sábado (10) e na quinta-feira da Semana Santa”.

Thaís ressaltou ainda que o estoque de bolsas de sangue se encontra em situação crítica. “Chegamos a trabalhar com o mínimo somente para emergências. Para manter o estoque em condições aceitáveis, o Hemonúcleo precisa de, no mínimo, 30 doações/dia, a fim de que não seja afetado o fornecimento de bolsas para os hospitais. É importante lembrar que fornecemos bolsas de sangue em nosso município para a Santa Casa, Hospital Santa Maria e Hospital da Mulher; em Valença, para o Cined e o Hospital Escola; em Rio das Flores, para o Hospital Dr. Luiz Pinto”, detalhou a coordenadora.

Com um fluxo intenso de saída de bolsas de sangue e a reposição abaixo do esperado, a situação é preocupante, já que pode ocasionar uma desproporção imensa e caos nas unidades que necessitam realizar transfusões.

TG SOLIDÁRIO – Sensibilizados com a queda nos estoques de bolsas de sangue, os atiradores matriculados no Tiro de Guerra de Barra Mansa fizeram sua primeira doação de sangue nesta sexta-feira (09).  Segundo informações do Sargento Leandro, 15 atiradores participaram da iniciativa. Na segunda-feira (12), outros 15 estão agendados para realizarem a doação.

– Entendemos que as doações de sangue devem envolver toda a sociedade. Os integrantes do TG são incentivados a se tornar doadores fiéis, cidadãos que exercem sua cidadania e ajudam a salvar vidas. Além disso, são instruídos a divulgar a solidariedade e a responsabilidade social nesse momento de pandemia – destacou o sargento.

O QUE É NECESSÁRIO PARA A DOAÇÃO DE SANGUE?

  • Ter entre 16 e 50 anos, em função da pandemia. Menor de idade, só com autorização dos pais e responsáveis
    • Estar com a saúde em dia
    • Pesar, no mínimo, 50 kg
    • Apresentar um documento original, com foto
    • Não ter ingerido bebida alcoólica no mínimo 12 horas antes da doação
    • Se tiver feito tatuagem é necessário aguardar 1 ano após a realização da mesma

O Hemonúcleo de Barra Mansa fica localizado na Rua Pinto Ribeiro, 205, anexo a Santa Casa – Centro Barra Mansa. O atendimento está sendo feito sem agendamento prévio e o horário de funcionamento é de segunda a sexta-feira, das 07h às 11h.