Garantir a redução da violência doméstica e otimizar os serviços prestados à população foram assuntos tratados no encontro

Na manhã da última terça-feira (19), a Guarda Municipal e a Policia Militar de Barra Mansa foram convidados para participar de uma reunião no Fórum do município com o juiz da vara penal Dr. William Satoshi. O encontro foi promovido para que as autoridades apresentassem o modo de operação da Patrulha da Mulher e da Patrulha Maria da Penha, ambas atuantes na defesa da mulher, na redução da violência doméstica e no feminicídio.

Segundo o comandante da Guarda Municipal de Barra Mansa, Joel Valcir, o encontro serviu para que o trabalho desenvolvido fosse apresentado, além da criação de novas estratégias para melhor definir a atuação e atendimento nos patrulhamentos. “Todo e qualquer tipo de aprimoramento no trabalho é válido. Nossa meta é reduzir o máximo possível a violência doméstica e acredito que vamos alcançar esse propósito”, disse o comandante.

Representando a Patrulha da Mulher, a Guarda Municipal Feminina Alcilene Novais disse que sua fala foi sobre a operação da patrulha em Barra Mansa. “Diferente da Polícia Militar, que realiza acompanhamento das medidas protetivas, nós atendemos as ocorrências que chegam até a equipe, através das demandas ou de denúncias via WhatsApp. Foi sugerido que futuramente, após uma reunião entre o comandante da GM e o secretário de Ordem Pública, nós também venhamos realizar esses acompanhamentos”, finalizou.

A Patrulha Maria da Penha foi iniciada em Barra Mansa em junho de 2019, com quatro agentes, divididos em dois turnos. Os atendimentos acontecem de segunda a sexta-feira das 07 às 19h. Após esse horário e nos sábados, domingos e feriados, as ocorrências ficam a cargo do plantão da Guarda Municipal, que atende nos telefones (24) 3028-9339 e (24) 3028-9369.