Atividades fazem parte da Semana de Proteção à Fauna, que segue até domingo, dia 10

Dando continuidade às ações da Semana de Proteção à Fauna, a prefeitura de Barra Mansa, através da Secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável promoveu nesta quarta-feira (4) uma ação de conscientização sobre maus-tratos de animais, na Praça da Matriz, no Centro. A atividade contou com apoio da Guarda Ambiental.

O gerente de Fiscalização Ambiental da Secretaria Municipal, Felipe Rodrigues, falou um pouco sobre a ação realizada nesta quarta-feira. “Estamos abordando aos cidadãos para orientá-los sobre como combater os maus-tratos aos animais, que é crime passivo de ação penal e também fração administrativa; podendo ser punido com multa”.

Felipe destacou ainda, que o morador que tiver um animal silvestre, nativo ou exótico, em casa, pode realizar a entrega voluntária. “Basta nos procurar na Secretaria de Meio Ambiente, que fica no 4º andar da prefeitura. Os animais entregues serão encaminhados para o Centro de Triagem de Animais Silvestres do IBAMA, onde serão avaliados e, eventualmente, devolvidos à natureza. Este processo de entrega é isento de ação penal, tanto para quem possui licença quanto para quem não estiver legalizado”, explicou o gerente de fiscalização.

O Secretário de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, Vinicius Azevedo, falou sobre as atividades. “Estamos satisfeitos com a aceitação e a participação da população no desempenho da Semana Municipal de Proteção à Fauna. Nós temos como premissa que as ações de fiscalização e aplicação das sanções previstas em lei são necessárias, entretanto, o mais importante é a conscientização das pessoas. Portanto, sempre que possível optamos pela educação ambiental, apresentando novas práticas que são mais benéficas ao meio ambiente, aos animais e, consequentemente, a nós também”, comentou.

As denúncias podem ser feitas diretamente com a Gerência de Fiscalização Ambiental, através dos telefones: (24) 2106-3408 e (24) 99923-7641.