Operação foi realizada no bairro Paraíso de Cima. Acusado tentou escapar, sem êxito, e foi encaminhado para a 90ª DP

Agentes da Guarda Ambiental de Barra Mansa apreenderam neste domingo,19, no bairro Paraíso de Baixo, na Região Leste, 97 pássaros da fauna silvestres, entre eles coleiros, trinca ferro, curió e sabiá. O suspeito de manter os pássaros em cativeiro tentou se esconder da equipe, sem êxito. No local também foi encontrada uma espingarda de chumbinho sem nota fiscal. O acusado e a arma foram encaminhados à 90ª DP.

A operação contou com apoio da Polícia Militar e da Guarda Municipal e ocorreu a partir de denuncia anônima realizada à Secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável.

Segundo informações do Secretário da Pasta, Vinícius Azevedo, até o momento esta é a maior operação realizada neste ano. “Têm sido recorrentess denúncias dando conta de animais criados em cativeiro sem nenhuma autorização. A Secretaria tem atuado de forma enérgica visando coibir esse tipo de crime ambiental”, destacou.

Os pássaros serão encaminhados para o Centro de Triagem de Animais Silvestres do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente, em Lorena (SP). Eles passarão por uma readaptação e devolvidos ao seu habitat natural.

Já o acusado foi levado para a Delegacia de Barra Mansa e autuado em flagrante. Ele responderá por crime ambiental e poderá ser multado em até R$500 por cada ave.

DENÚNCIAS – As denúncias de crimes ambientais podem ser feitas diretamente com a gerência de Fiscalização Ambiental, pelo telefone (24) 2106-3408. O atendimento é de segunda a sexta-feira, de 8h às 17h.