Novos agentes participaram de ações táticas com gás lacrimogêneo, armas menos letais e técnicas de atuação em situações de risco

A Secretaria Municipal de Ordem Pública, através da Guarda Municipal de Barra Mansa, promoveu nesta sexta-feira (8), um treinamento com equipamentos de controle de multidões. Participaram das atividades os 14 novos agentes da corporação, que manusearam armas calibre 12, de impacto controlado; granadas de efeito moral, de gás lacrimogêneo, fumaça e de luz. Os guardas também receberam instruções táticas e teóricas para o melhor desempenho no dia a dia de trabalho.

Segundo o comissário da Polícia Civil, Ney Côrtes, que ministrou os treinamentos, os agentes aprenderam a usar os dispositivos de forma correta para a segurança deles e da população nas ruas. “Esses tipos de armamentos menos letais são fornecidos para a Guarda Municipal, mas na maioria das vezes utilizamos, em último caso, apenas os equipamentos com agentes químicos e de efeito moral”, explicou o policial.

O secretário de Ordem Pública de Barra Mansa, Capitão Daniel Abreu, ressaltou que o treinamento é muito importante para a formação de bons agentes. “A qualificação técnica para os guardas que estão entrando garante segurança para eles e qualidade no serviço recebido pelos cidadãos”, concluiu Abreu.