Evento estimula alunos de escolas da rede municipal a realizar coleta de óleo de cozinha e materiais recicláveis

Nesta terça-feira, 10, a Escola Vocacionada Socioambiental realizou mais uma oficina do sabão, aula prática que ensinou os alunos a reciclar o óleo usado.  A oficina foi Guiada pelo diretor da escola, Lucas Peres, que explicou: “Os alunos estão empolgados com a gincana, e claro com a expectativa de serem premiados, mas além disso a gincana tem servido para conscientização e aprendizado não só dos alunos, mas também dos pais e comerciantes locais”. De acordo com o secretário de Meio Ambiente, Vinícius Azevedo, o evento visa criar sensibilidade ambiental nos alunos, tornando-os multiplicadores de conhecimentos junto aos seus familiares e comunidade.

A Oficina do sabão teve sua primeira aula na segunda-feira, dia 9. O diretor da escola afirma que o desempenho dos alunos vem sendo surpreendente: “Essa aula prática tem tido impacto muito positivo nos alunos. O óleo usado que antes era ‘lixo’ e muitas vezes descartado incorretamente na pia de casa, agora é matéria prima do sabão. É gratificante vê-los comemorando, se divertindo e aprendendo ao mesmo.”

A Gincana Sustentável ocorre nas quatro escolas localizadas na Zona Rural de Barra Mansa e da Escola Vocacionada Socioambiental, que funciona na Região Leste. A ação busca concentrar ações no recolhimento de óleo de cozinha usado e materiais recicláveis, a gincana teve início no Dia Mundial da Terra, em abril. A iniciativa segue até o próximo mês, por conta do Dia Mundial do Meio Ambiente (5 de junho). As turmas vencedoras serão premiadas com uma viagem ao Museu do Amanhã, no Rio de Janeiro. A atividade é promovida pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, em parceria com Secretaria de Educação, Secretaria de Desenvolvimento Rural e Serviço Autônomo de Água e Esgoto.

“A educação está presente em grande parte das ações realizadas pela administração municipal, já que auxilia os alunos no processo de reflexão acerca do mundo que queremos viver, seja no aspecto ambiental, profissional e até mesmo pessoal. Daí, a importância dessa parceria com a Secretaria de Educação para desenvolver mais esse trabalho”.

Para o secretário de Educação, Marcus Vinicius Barros, a Gincana é um movimento que envolve os alunos diretamente na atividade, favorecendo o aprendizado. “Os alunos questionam os motivos de coletar o óleo de cozinha usado, bem como outros materiais recicláveis e é, neste momento, que surge a oportunidade de adquirir conhecimentos sobre o descarte adequado desses produtos, favorecendo inclusive, a mudança de hábitos”, destacou.

O óleo de cozinha coletado será acondicionado em bombonas que estão sendo instaladas temporariamente nas unidades escolares pela Secretaria de Meio Ambiente. Os demais materiais recicláveis, como garrafas pet e latas de alumínio, serão separados adequadamente, conforme a sua classificação, colocados em bags e recolhidos pela Coordenadoria de Resíduos Sólidos do Serviço Autônomo de Água e Esgoto (Saae). Os produtos serão recolhidos até o dia 30 de junho.

Fotos: divulgação.