Programação prioriza conteúdo local, autoral e informações sobre história, dicas de livros e notícias ao vivo

A cultura ganhou um novo canal de difusão. Por ocasião do aniversário de 189 anos de Barra Mansa, a Fundação Cultura lançou a Labfonia – Rádio Laboratório Estúdio Escola. Trata-se de uma web rádio, sem fins lucrativos, e seu objetivo é a divulgação da cultura, educação e memória do Museu da Imagem e do Som do município. A Labfonia é a primeira web rádio pública do interior do Estado e pode ser acessada por meio do site www.labfonia.com.

O estúdio da rádio foi instalado no centenário Palácio Barão de Guapy, sede da FCBM, no Centro. Segundo o presidente da instituição, Marcelo Bravo, o ambiente oferece as condições ideais para a produção de mídias digitais, e também transmissões via internet. “Além de possibilitar a gravação e transmissão ao vivo, o estúdio da Labfonia também abrigará atividades formativas como cursos e oficinas gratuitas para interessados em se desenvolver no setor de radiodifusão e mídias digitais. Vamos oferecer oficinas de produção em sonoplastia e programação de rádio. Nosso foco principal é a divulgação do trabalho de artistas da região, que na maioria das vezes não encontra espaço para divulgação nas emissoras convencionais”.

Ainda de acordo com Bravo, as oficinas darão aos jovens oportunidades de criar e produzir suas ideias. “A proposta é propiciar um ambiente de formação, através do laboratório digital. Com isso, daremos apoio e incentivo à produção artística e cultural fortalecendo o sentimento de pertencimento, pois conscientiza sobre o direito à livre manifestação. Ao criar estruturas e mecanismos para incentivar políticas que possibilitem a captação de recursos, a Fundação Cultura Barra Mansa amplia o fomento da arte e da cultura local, em sintonia com os objetivos, diretrizes e estratégias do Plano Municipal de Cultura”, ressaltou.

A Web Rádio colabora para o cumprimento das metas do Plano Municipal de Cultura, principalmente àquelas relacionadas ao desenvolvimento de programas e ações para a valorização, difusão e distribuição da arte autoral de Barra Mansa.

Concebida como rádio pública, livre e aberta, tem programação 24 horas, com conteúdo contemporâneo e capacidade de promover a cooperação e o intercâmbio cultural com outros municípios, estados e países, ampliando a presença e reconhecimento da cultura de Barra Mansa. O novo veículo de comunicação já está possibilitando maior divulgação das atividades e eventos culturais e está aberto à participação de entidades e associações locais. A programação conta com figuras ilustres reconhecidas pela trajetória de trabalho desenvolvido no município.

Confira a programação:

07:00 às 9:00  – MPB