Entrega dos exemplares foi acompanhada pela vice-prefeita, Fátima Lima

A Fundação Cultura de Barra Mansa, em parceria com a Gerência de Promoção da Igualdade Racial (Gepir), realizaram nesta quarta-feira, dia 04, a entrega de livros para a biblioteca do Centro de Recursos Integrados de Atendimento ao Adolescente (Criaad), no bairro Bom Pastor. A ação teve o objetivo de programar oficinas voltadas à educação na unidade. A entrega dos exemplares foi acompanhada pela vice-prefeita Fátima Lima e pela coordenadora da Biblioteca Municipal, Graziela Lorena.

O diretor do Criaad, Cristiano Alvarenga, explicou como a parceria entre a unidade e a FCBM irá beneficiar os internos. “A leitura enriquece o conhecimento do adolescente, ainda mais esses jovens que sofrem de carência de oportunidade e conhecimento, sendo um grande desafio fazer com que eles entrem no mundo da literatura. E é através dessa parceria, onde a educação será o principal foco, que iremos trabalhar para que eles saiam daqui com a cabeça diferente da que quando eles entraram”.

A coordenadora da Biblioteca Municipal, Graziela Lorena, falou sobre a renovação da biblioteca do Criaad. “Em minha primeira visita, reparamos que a biblioteca precisava de uma renovação do acervo para atender melhor os jovens de acordo com a preferência e a idade deles. Então trocamos os livros por exemplares novos e de temas que atendem melhor a esses jovens, com o intuito de aumentar o hábito da leitura”.

A gerente da Gepir, Deviane Costa, falou sobre os próximos passos na unidade. “Com a melhoria do acervo, estamos acertando uma série de atividades voltadas à leitura, além de formar parcerias para a realização de oficinas multi temáticas, para podermos dar uma nova chance de socialização e aprendizado a esses adolescentes”.

A vice-prefeita Fátima Lima falou da importância da leitura entre os mais novos. “Eu sou educadora de profissão e acredito fielmente na força da educação e dos livros. Apenas uma sociedade instruída é capaz de arrumar e melhorar o sistema. Então eu hoje, vim realizar a entrega desses exemplares e bater um papo com os internos de como a educação é capaz de salvar vidas”.

CRIAAD

O Centro de Recursos Integrados de Atendimento ao Adolescente (CRIAAD) de Barra Mansa atende atualmente 27 adolescentes em cumprimento de medida socioeducativa, sendo 07 internos fixos na unidade e 20 em regime híbrido (casa e Criaad). A unidade funciona na Rua Siqueira Campos, 2960, no bairro Bom Pastor, em Barra Mansa.

Fotos: Chico de Assis