A Fundação Cultura Barra Mansa (FCBM), em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde (SMS), realizará nesta sexta-feira (17) a segunda edição do Festival Cidade do Inconsciente. O evento vai acontecer no Palácio Barão de Guapy e no Corredor Cultural, no Centro, das 08 às 13 horas.
O festival vai ocorrer em alusão ao Dia da Luta Antimanicomial, comemorado em todo o país no dia 18 de maio. A programação contará com diversas atrações, como capoeira, artes visuais, dança e caminhada. A expectativa é de que 200 pessoas circulem no evento, dentre usuários do Caps (Centro de Atenção Psicossocial), familiares e público geral.
O movimento antimanicomial caracteriza-se pela luta por direitos das pessoas com sofrimento mental, tendo como foco o combate ao estigma e à exclusão daqueles que enfrentam sofrimento psíquico grave. A iniciativa reforça que, assim como todo cidadão, pessoas com transtornos mentais têm o direito fundamental à liberdade e a viver em sociedade, além de receber o cuidado e o tratamento necessário.

Corredor Cultural
08h – Café colaborativo
08h30 – Aulão de dança – SMJEL (todos)
08h45 – Abertura oficial com autoridades