Em alusão ao Dia da Mulher Negra Latino-Americana e Caribenha, evento contou com palestras, roda de conversa e encontro de mulheres

A vice-prefeita de Barra Mansa, Fátima Lima, foi homenageada na Aciap (Associação Comercial, Industrial, Agropastoril e Prestadora de Serviços de Barra Mansa) na noite de quinta-feira (27), em um encontro de mulheres da CMEC (Conselho da Mulher Empreendedora e da Cultura), com o apoio do OAB-BM e do Chikas Cosméticos. Em alusão ao Dia da Mulher Negra Latino-Americana e Caribenha (comemorado no dia 25 de julho), foi realizada a palestra ‘Ubuntu’: Mulheres que levantam mulheres’, conduzida por Cida Raiz, psicóloga e membro do Conselho Superior de Responsabilidade Social da Fiesp (Federação das Indústrias do Estado de São Paulo).

A palestra também contou com a presença de Renata Ferreira, coordenadora do ‘Memorial Zumbi’ e da ‘Feira das Mina Preta’, Francyne Lima, advogada e presidente da Comissão de Igualdade Racial da OAB Barra Mansa, Suellen Silva, médica pneumologista infantil, e Adriana Ferreira, empresária.
A vice-prefeita Fátima Lima, destacou que a principal mensagem da data é sobre união, especialmente entre as mulheres. “Nós precisamos derrubar as barreiras que nos impedem de avançar. A luta não é contra uma pessoa e sim contra um sistema, nossa luta é essa. Esse evento é para celebrar e relembrar nossas vitórias, porque somos potência e resistência,” ressaltou.

Trajetória
Fátima Lima nasceu em Carrancas, Minas Gerais, e chegou a Barra Mansa em 1965. Além de esposa, mãe, avó, pastora e líder, ela cursou Letras, Teologia e Psicanálise, além de pós-graduação em Gestão Pública. Enquanto esteve como secretária em gestões anteriores, foi responsável pela implantação de projetos como o ‘Música nas Escolas’, o desenvolvimento da política do Sistema Único de Assistência Social (Suas), e hoje, como vice-prefeita, deixa um legado na política de promoção da Igualdade Racial, principalmente na Cultura, Educação, Saúde e Desenvolvimento Econômico.

Na área da saúde, Fátima tem trabalhado com as equipes do Hospital da Mulher e unidades básicas, promovendo encontros e desenvolvendo projetos, com foco no esclarecimento de questões da saúde da mulher negra.

Fotos: Chico de Assis