Cerimônia realizada no Parque da Cidade também celebrou o Dia do Exército

A vice-prefeita de Barra Mansa, Fátima Lima, participou de uma cerimônia alusiva ao Dia do Exército Brasileiro, realizada na manhã desta quarta-feira, dia 19, no Parque da Cidade Natanael Geremias. Durante a solenidade, foram entregues boinas verde-oliva aos 40 novos atiradores do Tiro de Guerra (TG) 01-016, incorporados no ano de 2023. O evento foi conduzido pelo instrutor-chefe do TG, 1º Sargento Wesley César Santana.
Fátima Lima destacou o trabalho realizado pelo Tiro de Guerra junto aos jovens e parabenizou as famílias pela educação dada a eles. “Eu venho com muito carinho participar desta cerimônia. Cumprimento o sargento Wesley pelo que ele vem desenvolvendo com a juventude do nosso município, dando exemplo de comprometimento com as famílias e o município. Em nome do prefeito Rodrigo Drable, eu agradeço toda a parceria e o compromisso por prezar pela educação deles que são o futuro da nossa cidade”, destacou a vice-prefeita.
O instrutor-chefe do TG, 1º sargento Wesley César Santana, falou sobre o Dia do Exército e explicou sobre o simbolismo da boina entregue aos atiradores:
– No dia de hoje, o Exército Brasileiro completa 375 anos de uma existência alicerçada em valores e tradições, e impregnado em um incansável comprometimento com o nosso País. Nesta data, agradecemos aos seus bravos soldados de todos os tempos, por todos os sacrifícios e desafios ultrapassados, sempre com perseverança e elevado patriotismo. A boina é o símbolo marcante do militar das Forças Armadas e nós militares do Exército Brasileiro ostentamos a boina verde-oliva com muito orgulho, pois ela é mais que um ditame ético ou uma regra moral, ela é sinônimo de mérito e vitórias para todos nós. Simbolicamente a boina representa o verdadeiro batismo do atirador, quando o civil de antes agora é reconhecido como combatente básico territorial do Exército Brasileiro – disse o sargento.
Também estiveram presentes na cerimônia o comandante da Guarda Municipal, Paulo Sérgio Valente; o coordenador da Compod, César Thomé; o Presidente da Associação de Reservistas das Forças Armadas, Oséas Silva da Fonseca;  o Subtenente do Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Rio de Janeiro, Marilauro; ex-atiradores do ano de 2022; além de Veteranos do Exército Brasileiro e familiares dos atiradores.