No evento, foram discutidos temas relacionados ao racismo e outras formas de discriminação

A vice-prefeita de Barra Mansa, Fátima Lima, participou na manhã desta terça-feira, dia 07, de uma roda de conversa no Cras Pena Forte, no bairro Vila Coringa. A ação teve o objetivo de discutir diversos temas como violência doméstica, vivência com os filhos no núcleo familiar, racismo e outras formas de discriminação. O público-alvo do evento foram os beneficiários dos programas do Governo Federal, que fazem a reunião mensal de acompanhamento do programa. Estiveram presentes no evento, além da vice-prefeita, a coordenadora do Cras, Adriana Gomes, a enfermeira Kelly Cristina Santos e a gerente de Promoção da Igualdade Racial, Deviane Costa.
A coordenadora do Cras, Adriana Gomes, falou sobre o objetivo de realizar um evento como este na localidade. “Como novembro é um mês que tem um feriado dedicado às pessoas negras, que é o dia 20, nós achamos que seria legal convidar pessoas com local de fala, como a vice-prefeita, que está à frente desse movimento, para estar falando aos nossos assistidos sobre preconceito racial, porque infelizmente ainda vivemos em um país que reproduz muito isso. Chamamos a enfermeira para falar das doenças que afetam especificamente a população negra e tudo isso é muito importante”, detalhou.
A enfermeira Kelly Cristina Santos falou sobre a importância de discutir pautas como o racismo dentro das instituições. “A questão do preconceito racial está inserida nas escolas, no trabalho, na nossa vida social, em todo lugar. Então, o meu papel aqui hoje, como agente da saúde, é falar sobre o cuidado com a população negra e as doenças que a acomete especificamente, para que assim todos tenham consciência”, disse.
A vice-prefeita, Fátima Lima, falou sobre a grande significância de conversar sobre desigualdade racial. “O mês de novembro é o mês da Consciência Negra e é muito importante manter essa pauta de discriminação racial sempre em discussão e trocar experiências sobre o assunto. Isso deveria ser normal em todos os ambientes, para podermos aprender cada vez mais e melhorar nossos relacionamentos. Nós, como poder público, somos responsáveis por criar políticas e uma delas é promover a igualdade racial, o que é extremamente importante”, finalizou.

A mesma roda de conversa vai ser realizada em outros Cras do município, de acordo com o calendário abaixo:
08/11 – 9h – CRAS São Pedro
13/11 – 9h – CRAS Vista Alegre