Doação foi feita pela Igreja Adventista do Sétimo Dia a famílias dos bairros Boa Sorte, Nova Esperança e São Luiz

Na manhã desta terça-feira, dia 28, a vice-prefeita Fátima Lima participou da entrega de cerca de 100 vouchers alimentação, que foram doados pela Igreja Adventista do Sétimo Dia, através da Agência Adventista de Desenvolvimento e Recursos Assistenciais (ADRA), para famílias afetadas pelas chuvas que atingiram Barra Mansa neste início de ano. No encontro com os moradores estavam presentes o secretário de Assistência Social e Direitos Humanos, Fanuel Fernando; a gerente de Atenção Básica, Cátia Batista; o presidente da Associação Rio Sul, Pastor Geovane Felix de Souza; o diretor da Presidente Associação Rio Sul, Pastor Giuseppe Alves; o diretor da Adra Rio de Janeiro, Kerlisson Magalhães; e o pastor local da Igreja Adventista, Ismael Brito.

Durante a entrega dos cartões, a vice-prefeita exaltou o trabalho que as igrejas, ONGS, empresas e sociedade civil têm realizado em parceria com a prefeitura para restabelecer a dignidade das pessoas atingidas pela tragédia causada pelas chuvas. “Nós temos o privilégio de contar com o apoio de diversas iniciativas em Barra Mansa, principalmente nesses momentos mais difíceis. Dessa vez estamos contando com o auxílio da Igreja Adventista, por meio da agência de desenvolvimento regional de ação social. Isso é muito importante porque a igreja está no município para servir, que é um mandamento de Jesus. E em nome do prefeito Rodrigo, eu quero agradecer ao presidente regional, Pastor Geovane, e a toda equipe da Igreja Adventista que está contribuindo nesse momento de dificuldade”, destacou Fátima Lima.

O presidente da Associação Rio Sul, Pastor Geovane Felix de Souza, explicou o trabalho desenvolvido pela agência.  “A ADRA é uma entidade da Igreja Adventista que trabalha no mundo inteiro, auxiliando os governos a amenizar a dor das pessoas que sofrem por uma calamidade ou uma tragédia, como aconteceu aqui em Barra Mansa. Eu diria que ADRA é aquela agência da igreja que trabalha pela dignidade das pessoas, para que aquelas que passam por dificuldades tenham condições de ter esperança novamente e voltar a ter a sua dignidade e respeito próprio”, disse.

Ainda segundo o pastor, para Barra Mansa foram destinados 100 vouchers de alimentação, no valor de R$ 228 cada, para compra de serviços alimentícios. “Nossos voluntários percorreram as áreas afetadas, cadastraram as famílias que estão se recuperando do ocorrido e hoje nós estamos aqui entregando cerca de 100 cartões para compra de alimentos, produtos de higiene pessoal e limpeza. É uma forma que nós temos de ajudar a pessoa naquilo que ela realmente precisa e também movimentar um pouco o comércio”, destacou.

O pastor informou também que as famílias que não foram cadastradas também poderão ser beneficiadas, dependendo da disponibilidade dos vouchers. “Muitos moradores que visitamos nos informaram que já tinham resolvido suas questões. Dessa forma poderíamos destinar o auxílio a outras pessoas não cadastradas. Quem precisar pode nos procurar e efetuar o cadastro para poder receber a doação”, disse.

Quem pode receber o voucher de alimentação

Estão aptas a participar do cadastro as famílias diretamente afetadas pelas chuvas em Barra Mansa e em situação de vulnerabilidade, sendo priorizadas aquelas com quatro ou mais membros, morando na mesma casa; que tenham mulheres grávidas, ou lactantes; com crianças menores de 5 anos; com pessoas idosas ou com necessidades especiais; e que não estejam recebendo ajuda alimentícia de outras pessoas, ONGs ou governo.

A orientação dada às famílias destaca que o valor é destinado a compra de itens de primeira necessidade, sendo sugerida uma cesta básica, que pode suprir a maior parte das demandas alimentares de uma família de cinco pessoas por cerca de 14 dias: Arroz (10Kg), Feijão (10 Kg), Óleo (2 litros), Sal (1 Kg), Açúcar (2 Kg), Farinha de Mandioca (2 Kg), Massa (4Kg), Pasta Concentrada de Tomate (2 unidades) e Farinha de Milho (2 Kg).