Iniciativa tem como objetivo trabalhar a igualdade social

A vice-prefeita de Barra Mansa, Fátima Lima, participou na manhã desta quarta-feira (16), da 3ª edição do projeto de cidadania da Escola Municipal Padre Anchieta, no bairro Vista Alegre. A partir da temática ‘Direitos e Deveres’, alunos do 6º ao 9º ano da instituição tiveram que desenvolver seus trabalhos. A iniciativa tem como objetivo estimular o hábito da leitura, desenvolver dons artísticos e o principal, respeitar as diferenças entre as pessoas.

Fátima Lima parabenizou o projeto e comentou que as escolas do município estão comprometidas em trabalhar temas relacionados à cidadania e a inclusão. “Discutir isso traz importantes debates para dentro e fora da escola, pois falamos sobre ser cidadão, dos direitos e dos deveres a serem garantidos. Todos nós temos nossas responsabilidades e essa iniciativa é algo que os estudantes poderão levar para vida e passar adiante”, frisou.

A idealizadora do projeto e bibliotecária da unidade, Gislene Pompel Ávila, contou que esta edição foi iniciada no segundo bimestre com o objetivo de garantir mais tempo para o desenvolvimento dos trabalhos. “Os professores idealizaram os trabalhos de acordo com sua matéria, abordando as temáticas sobre igualdade social, ética, cidadania e inclusão. A cada edição percebemos mais interesse nos alunos em participar. Sem dúvida isso ajuda na questão do respeito ao próximo e esse é o nosso objetivo”, explicou Gislene.

A diretora do Colégio Padre Anchieta, Cida Xavier, falou sobre a importância dos alunos desenvolverem esses projetos. “O propósito dessa atividade é mostrar aos alunos que mesmo existindo diferenças entre as pessoas, todos somos iguais em direitos e deveres. Todos nós temos valores e para vivermos em harmonia precisamos respeitar a individualidade de cada um”, concluiu a diretora.