Distribuição dos cargos será feita no dia 31 deste mês, durante a primeira reunião do grupo

A vice-prefeita Fátima Lima empossou os novos membros do Conselho Fiscal do Fundo de Previdência Social de Barra Mansa (Previbam), durante reunião na manhã desta quinta-feira, dia 13. Participaram do encontro, realizado no gabinete do prefeito Rodrigo Drable, os secretários municipais Luis Antônio Cardoso (Governo); Marcus Barros (Educação); Gabriel Resende (Administração); do subsecretário de Governo, Fanuel Fernando, e demais servidores.
Fátima Lima, que também é servidora pública na área da Educação, falou sobre os problemas enfrentados pelo Fundo e de sua expectativa com a atuação dos novos conselheiros. “Eu, como servidora, tenho muito interesse que a Previdência Social caminhe bem. Sabemos da grande dificuldade enfrentada pelo Fundo. Agradeço o trabalho dos conselheiros que encerraram o biênio 20/21 e espero que os novos possam estar comprometidos em encontrar solução para os desafios encontrados pelo Previbam”, disse.
A vice-prefeita também destacou que o Conselho “representa o interesse de milhares de funcionários que serviram à Administração Municipal e, hoje, dependem do bom andamento do Fundo para que os salários sejam honrados”.O Fundo de Previdência Social de Barra Mansa tem como principal missão garantir a reposição de renda aos aposentados e pensionistas, através da prestação de serviços aos segurados, visando concessão, pagamento e manutenção dos benefícios, proporcionando aos servidores do município segurança e qualidade de vida na aposentadoria.
O Conselho Fiscal possui algumas competências, como: examinar as peças contábeis e documentação; fiscalizar a correta execução do orçamento, através dos balancetes apresentados pela Superintendência e emitir parecer; apreciar e aprovar a proposta orçamentária do IPMCA, antes da consolidação no orçamento do Município; e acompanhar a aplicação da legislação pertinente ao IPMCA.
Representando o Poder Executivo como titular, a conselheira Maira das Graças Sellani Furtado falou sobre o fato de ter sido escolhida para o trabalho neste novo biênio.
“Assisti à nomeação on-line e fiquei honrada com a indicação de conselheira representante do Poder Executivo. Sempre norteada pela legislação e regimento interno do Conselho Fiscal, estaremos atentos às principais fontes de recursos e sua aplicação”, destacou.
Além de Maira das Graças, Victor Hugo Nogueira Gentil também irá representar o Executivo, como suplente.
Já os representantes dos servidores municipais, são: Ana Cristina Ferreira Maciel; Maurineia de Moura Barros; Gilda de Fátima Ribeiro Calderon; e Edvaldo de Souza.
Os suplentes são: Ivani Alves de Melo; Denise Aparecida Costa Teixeira; Martin Fabiano Moreira; e Marluce Andrade da Silva Souza.
Lembrando que os cargos no Conselho serão distribuídos durante reunião marcada para o dia 31 de janeiro.

Atual governo quita dívida com o Fundo Previdenciário

Um dos destaques da posse dos novos conselheiros foi o empenho do atual governo em quitar a dívida que tinha com o Fundo Previdenciário. A presidente do Previbam, Denise Gomes, explicou a situação atual dos repasses.
“Em governos anteriores não eram honrados todos os compromissos de repasses de contribuições previdenciárias com o Fundo; o que ocasionaram uma dívida de milhões. Porém, a gestão atual se preocupou em honrar os pagamentos, realizando parcelamentos de débitos das gestões anteriores e se empenhando sempre com o equilíbrio financeiro e atuarial do Previbam. Hoje, pode-se dizer que o Regime Próprio de Previdência de Barra Mansa cumpre o seu objetivo, que é o de assegurar os benefícios aos seus assegurados”, explicou.