A unidade é referência na entrega de óculos e leva acesso de qualidade à visão
A Fábrica de Óculos de Barra Mansa, que funciona através de parceria entre as Secretarias de Educação e Saúde, realiza um trabalho transformador e de referência. Através do projeto, idosos e alunos da rede municipal têm acesso a consultas e equipamentos de visão completamente gratuitos.
O projeto realizado em Barra Mansa tem feito sucesso na região. Por conta disso, a Fábrica de Óculos recebeu nesta quarta-feira, dia 05, a visita do Instituto Ver & Viver, que tem como principal objetivo proporcionar às pessoas uma melhor qualidade de vida através da visão. Por meio de iniciativas que ocorrem em diversas regiões do país, o Instituto Ver & Viver e seus parceiros levam correção visual a pessoas de baixa renda.
O gerente da Fábrica, Joel Valcir Pereira, frisou que a unidade se tornou uma referência para a nossa região, sempre recebendo representantes de municípios vizinhos para conhecer o trabalho realizado e replicar o projeto. “Nós estamos chegando à marca de 11 mil vidas transformadas através do nosso projeto e o objetivo é oferecer cada vez mais, além de servir de modelo para outras regiões do país. Esse é um dos projetos mais importantes para o nosso prefeito, que faz questão de acompanhar todo o trabalho que é motivo de orgulho para ele e todos nós”, destacou Valcir.
O diretor da unidade de São Gonçalo do Instituto Ver & Viver, José Carlos Rosa de Oliveira, contou sobre os objetivos da visita. “A gente trabalha buscando reduzir os custos ou até mesmo oferecer um serviço completamente gratuito. Nós achamos fantástico o projeto aqui da região e queremos tomar como inspiração para implementar em nossa ONG em São Gonçalo, para que toda a população tenha acesso aos óculos”.
Podem ter acesso aos serviços da Fábrica de Óculos os estudantes da rede pública municipal de ensino e idosos atendidos pelo Sistema Único de Saúde (SUS), além de pessoas assistidas pelo CEMAE (Centro Municipal de Atendimento Educacional Especializado), Secretaria Assistência Social e Direitos Humanos, do Asilo Vila Vicentina e Apae (Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais).
O local funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, no pátio da Prefeitura de Barra Mansa – Rua Luis Ponce, n° 263, Centro.