Munícipes vieram receber seus primeiros óculos ou fazer a troca após um ano de uso

Em cerimônia nesta sexta-feira, dia 16, a Fábrica de Óculos de Barra Mansa realizou a entrega de mais de 250 unidades a moradores do município. O evento foi realizado no saguão da Prefeitura, contando com a participação do prefeito Rodrigo Drable; da vice-prefeita Fátima Lima; do gerente da Fábrica de Óculos, Joel Valcir Pereira; do secretário de Governo, Luiz Furlani; da coordenadora do CEM (Centro de Especialidades Médicas), Maria José de Oliveira; e das vereadoras Luciana Alves e Cristina Magno.
O projeto, que é realizado pelas Secretarias de Saúde e de Educação, está em vigor desde 2019 e já fez a entrega de mais de 6.000 unidades à população. Durante a cerimônia, Rodrigo Drable destacou a importância da Fábrica e o seu impacto para os idosos e crianças no município:
– É com alegria e um amor imenso que fazemos este projeto para os munícipes de Barra Mansa. Muito gratificante poder estar impactando a vida destas pessoas e, principalmente, das crianças que, muitas vezes, têm dificuldade para enxergar em sala de aula, o que influencia no seu aprendizado. E também na vida dos idosos com dificuldades de fazer a troca dos óculos. Nossas armações são de uma qualidade ótima e fico muito feliz em poder contribuir com esse projeto – declarou o prefeito.
A vice-prefeita Fátima Lima também elogiou a atuação da Fábrica e alertou os munícipes que ainda não pegaram as suas unidades. “Fazer a entrega é uma das ações que mais gostamos. Porém, muitas pessoas fazem os exames, escolhem o modelo de armação e não voltam na Fábrica para buscar, sendo que muitos precisam de óculos para melhorar o seu cotidiano e a qualidade de vida. Fazemos o apelo para que esses munícipes venham fazer a coleta de suas armações, pois é um projeto de alto investimento e que fazemos com muito carinho para todos”, pontuou Fátima.
O gerente Joel Valcir também ressaltou a importância desse comprometimento para a continuidade bem-sucedida dos trabalhos da Fábrica de Óculos. “Hoje temos em média mais de 30 óculos que não foram entregues.  Algumas pessoas não voltam para buscar, o que prejudica não só elas, mas também compromete o trabalho de nossos funcionários, que estão sempre à disposição para atendê-los”, afirmou.
A moradora Maria Aparecida Laurindo Raimundo, de 64 anos, aproveitou a ocasião para fazer a troca de seus óculos e contou que o projeto está permitindo que ela mantenha a saúde visual em dia, o que seria difícil caso tivesse que arcar com o custo. “Meu salário não dava. Minha lente era bifocal e eu não me adaptei. Aqui eu tive a possibilidade de fazer dois óculos: um para perto e outro para longe. A Fábrica de Óculos me deu o direito de continuar enxergando”, elogiou a munícipe.
Já Lilian Scatolin foi acompanhar a filha Ana Lívia, que recebe atendimento na Apae (Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais). “Essa já é a segunda unidade que minha filha pega aqui. Sempre fomos bem atendidos por todos, com carinho e atenção, além dos óculos serem muito bons. Só temos a agradecer. Lá na Apae todo mundo já sabe da Fábrica de Óculos. Eles indicam as pessoas que não têm condições para estarem procurando aqui”, comentou Lilian.

Atendimento
A Fábrica de Óculos funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 16h30, no pátio da Prefeitura de Barra Mansa, na Rua Luís Ponce, n° 263, no Centro.
A unidade beneficia estudantes da rede pública municipal de 0 a 15 anos e idosos (a partir de 60 anos) atendidos pelo Sistema Único de Saúde (SUS), além de pessoas assistidas pelo Cemae (Centro Municipal de Atendimento Educacional Especializado), Secretaria de Assistência Social e Direitos Humanos, Asilo Vila Vicentina e Apae (Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais).