Durante reunião, foi definida estratégias para melhorias no fluxo de atendimento de alunos e idoso

Integrantes das secretarias de Saúde, Assistência Social, Educação e coordenação da Fábrica de Óculos, se reuniram na Prefeitura de Barra Mansa, para definir estratégias visando melhorar o atendimento a quem necessita do uso das lentes. No encontro, foi reafirmado o procedimento adequado para atendimento de alunos e idosos de baixa renda.

A triagem dos estudantes é realizada por profissionais do Programa Saúde nas Escolas, através do teste de acuidade visual. Na avaliação é possível verificar alterações na visão, além do grau de aptidão do olho para perceber os detalhes espaciais, ou seja, a forma e o contorno dos objetos.

Após a realização do teste, os alunos são encaminhados ao Centro de Especialidades Médicas (CEM), localizado na Rua Luis Ponce, nº 213, ao lado da UPA, onde passam por consulta com especialista. Comprovada a necessidade do uso dos óculos, é emitida uma guia de encaminhamento e a receita das lentes para a Fábrica de Óculos, instalada no pátio da Prefeitura. No local, o estudante escolhe a armação do seu agrado e após 15 dias, pode retirar os óculos.

IDOSOS – As pessoas com idade a partir dos 65 anos já estão sendo atendidas. Elas devem se encaminhar até o CRAS (Centro de Referência de Assistência Social) mais próximo de sua casa para a realização da primeira avaliação. Outra opção, é comparecer ao setor de CadÚnico (Cadastro Único) no pátio da Prefeitura.

O CRAS ou o CadÚnico faz o encaminhamento do Idoso para a consulta com especialista no CEM. Constatada a necessidade do uso dos óculos, é emitida uma guia de encaminhamento e a receita das lentes para a Fábrica de Óculos. O idoso também escolhe a armação desejada e no prazo de 15 dias pode buscar seus óculos.

O secretário de Saúde, Sérgio Gomes, frisou a relevância de estruturar o atendimento para que não ocorra desencontros de informações e prejudique as pessoas que necessitam dos óculos. “A adequação desse processo é de suma importância para atender a contendo tanto alunos, quanto idosos”.

Para que o processo aconteça de forma ordenada, os estudantes devem ter em mãos receita médica e declaração escolar para apresentar na Fábrica de Óculos. Já os idosos devem possuir a folha resumo que o certifica de fazer parte do Programa Bolsa Família, documento que pode ser solicitado no setor de CadÚnico da Prefeitura, também o BPC – LOUAS (Benefício de Prestação Continuada) e comprovante de residência.

Outras informações podem ser obtidas pelo telefone (24) 3322-8098, da Assistência Social.